As eleições municipais chegaram ao fim neste domingo (27), na qual Adriane Lopes (PP) foi a grande vencedora. A chapa de Adriane e sua vice, Dra Camilla (Avante), terminou o 2º turno com 51,45% dos votos válidos, enquanto Rose e Roberto Oshiro - que também é do União Brasil - receberam 48,55% dos votos.
O JD1 dividiu os trabalhos do AtlasIntel, Veritá, 100% Cidades, Ranking, Quaest, Novo Ibrape, Paraná Pesquisas e Ômega em dois blocos, dos que erraram e os que acertaram.
A diferença entre ambas as candidatas estabelecida pelas urnas foi então comparada com os números previstos por todos os institutos, respeitando se a previsão acertou ou não, o resultado real das eleições.
A maioria dos institutos de pesquisas que acompanharam o resultado na Capital erraram seus prognósticos e, com uma inversão, apontavam Rose Modesto (União) vencedora, ao contrário das urnas, que reelegeram Adriane Lopes. Um outro dado, porém, é que todos estão dentro de suas margens de erro, o que parece importar pouco ao eleitor.
Montagem Jd1/MFialhoDos que acertaram, Paraná Pesquisas foi o que esteve mais próximo da realidade, já o outro que previu vitória da vencedora, Ômega errou os números em altos 10.8%, bem acima do razoável, mesmo prevendo o vencedor.
Um detalhe, os números desse instituto foram convertidos para votos válidos, a exemplo de todos os outros, pois o Instituto divulgou apenas o resultado estimulado, o que geraria distorção, quando comparado aos outros levantamentos. Confira:
Montagem JD1/MFialhoAcompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PT processa Adriane por aumento 'acima do razoável' da taxa do lixo em Campo Grande

STF abre ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação

MS recebe encontro nacional de gestores para discutir planejamento e orçamento

Câmara aprova novo Prodes e garante mais segurança para empresários da Capital

Vereadores do Avante articulam intervenção na direção estadual

TCU fará visitas domiciliares para conferir dados do CadÚnico em 1.544 municípios

Ministros do STF podem ser convidados a comparecer na CPI do Crime Organizado

Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU

Líderes do PSB em MS vão à Brasília nos próximos dias para alinhar comando partidário


O JD1 dividiu os trabalhos do AtlasIntel, Veritá, 100% Cidades, Ranking, Quaest, Novo Ibrape, Paraná Pesquisas e Ômega (Reprodução)


