As eleições municipais chegaram ao fim neste domingo (27), na qual Adriane Lopes (PP) foi a grande vencedora. A chapa de Adriane e sua vice, Dra Camilla (Avante), terminou o 2º turno com 51,45% dos votos válidos, enquanto Rose e Roberto Oshiro - que também é do União Brasil - receberam 48,55% dos votos.
O JD1 dividiu os trabalhos do AtlasIntel, Veritá, 100% Cidades, Ranking, Quaest, Novo Ibrape, Paraná Pesquisas e Ômega em dois blocos, dos que erraram e os que acertaram.
A diferença entre ambas as candidatas estabelecida pelas urnas foi então comparada com os números previstos por todos os institutos, respeitando se a previsão acertou ou não, o resultado real das eleições.
A maioria dos institutos de pesquisas que acompanharam o resultado na Capital erraram seus prognósticos e, com uma inversão, apontavam Rose Modesto (União) vencedora, ao contrário das urnas, que reelegeram Adriane Lopes. Um outro dado, porém, é que todos estão dentro de suas margens de erro, o que parece importar pouco ao eleitor.
Montagem Jd1/MFialhoDos que acertaram, Paraná Pesquisas foi o que esteve mais próximo da realidade, já o outro que previu vitória da vencedora, Ômega errou os números em altos 10.8%, bem acima do razoável, mesmo prevendo o vencedor.
Um detalhe, os números desse instituto foram convertidos para votos válidos, a exemplo de todos os outros, pois o Instituto divulgou apenas o resultado estimulado, o que geraria distorção, quando comparado aos outros levantamentos. Confira:
Montagem JD1/MFialhoAcompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


O JD1 dividiu os trabalhos do AtlasIntel, Veritá, 100% Cidades, Ranking, Quaest, Novo Ibrape, Paraná Pesquisas e Ômega (Reprodução)



