Em meio ao aumento das tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, a primeira-dama Janja da Silva se envolveu em uma polêmica, nesta quarta-feira (9), após uma declaração interpretada como crítica a jornalistas.
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Janja reagiu com a frase "Ai, esses vira-latas" ao ser abordada pela imprensa sobre a ação do presidente americano Donald Trump de impor novas tarifas ao Brasil.
O comentário gerou repercussão nas redes sociais e levantou dúvidas sobre o alvo da crítica, se aos jornalistas presentes ou ao posicionamento do governo norte-americano.
A assessoria de Janja, no entanto, esclareceu em nota que a frase não foi direcionada aos profissionais da imprensa, mas sim a setores bolsonaristas que, segundo ela, estariam "traindo os interesses e a soberania do Brasil".
O episódio ocorreu logo após Lula ser questionado por repórteres sobre as declarações de Trump. O presidente optou por não responder. Janja, que o acompanhava, interveio com a frase que viralizou.
A declaração de Trump foi feita horas antes, durante um encontro com líderes da África Ocidental na Casa Branca.
Na ocasião, Trump afirmou que o Brasil “não tem sido bom para os Estados Unidos, nada bom”, e que novas tarifas ao país seriam divulgadas "no final da tarde ou amanhã de manhã".
O republicano vem anunciando nos últimos dias uma série de medidas protecionistas contra diversos países e produtos, como parte de sua política comercial em seu novo mandato.
Além do Brasil, outras nações — como Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Sri Lanka e Filipinas — foram atingidas por tarifas anunciadas nesta quarta-feira, com alíquotas que chegam a 30%.
Trump também indicou que as medidas estão relacionadas a países que, segundo ele, têm se alinhado politicamente ao bloco dos Brics e dificultado a entrada de produtos norte-americanos em seus mercados.
Entre os produtos visados estão o aço, alumínio, automóveis e peças automotivas, setores historicamente sensíveis nas disputas comerciais internacionais.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Janja, primeira-dama (Brenno Carvalho / Agência O Globo)



