A Justiça Eleitoral lançou a campanha de incentivo aos cidadãos aptos a aturem como mesário para se candidatarem à função e trabalharem no processo eleitoral nas Eleições Municipais 2024. O tema desta vez é "Não desperdice seu talento. Seja mesária ou mesário voluntário".
Podem se candidatar os eleitores maiores de 18 anos que estejam quites com a Justiça Eleitoral. Os voluntários têm direito a alguns benefícios, como dois dias de folga no trabalho por cada dia que atuarem como mesário, além de recebem auxílio alimentação no valor de R$ 60,00 diário.
Também é possível usar essas horas como complementares em cursos universitários, porém, é preciso verificar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado do eleitor para conferir se o benefício se estende à situação. Se prevista em edital, em situações de empate em curso público, o mesário pode ter vantagem no desempate.
Dentre as funções exercidas nas eleições estão o controle e orientação aos cidadãos na seção eleitoral, a checagem dos documentos de identificação de quem vai votar e o preenchimento da ata de votação, documento que registra as ocorrências do dia da eleição.
Se houver vaga na seção eleitoral ou nas proximidades, o voluntário poderá ser convocado.
Vale ressaltar que candidatos e parentes não podem ser mesários, assim como diretores de partidos políticos, autoridades públicas, agentes policiais, ocupantes de cargos de confiança, quem trabalhe na Justiça Eleitoral e menores de 18 anos.
Como se candidatar
O cadastramento pode ser realizado de maneira virtual através do site Canal do Mesário, disponível no endereço eletrônico. Basta selecionar a opção 'Quero mesário ou mesária', verificar os critérios e seguir as instruções da página.
O processo também pode ser realizado pelo aplicativo e-Título, disponível para dispositivos Android e IOS de maneira gratuita. Ele substitui o título de eleitor impresso.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Mesário voluntário (Foto: Divulgação/TRE)



