Menu
Menu
Busca segunda, 11 de maio de 2026
Política

Lei prevê internação involuntária de dependentes químicos

Sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a lei fala sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas

06 junho 2019 - 11h36Priscilla Porangaba, com informações da Agência Brasil    atualizado em 06/06/2019 às 11h53

A lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, que prevê, entre outras medidas, a internação involuntária de dependente de drogas, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6).

Ela foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e fala sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e as condições de atenção aos usuários ou dependentes e para tratar do financiamento das políticas sobre drogas.

De acordo com a lei serão consideradas dois tipos de internação a voluntária e involuntária.

Na internação involuntária, o texto diz que ela deve ser realizada após a formalização da decisão por "médico responsável e indicada depois da avaliação sobre o tipo de droga utilizada, o padrão de uso e na hipótese comprovada da impossibilidade de utilização de outras alternativas terapêuticas previstas na rede de atenção à saúde”.

O texto acrescenta que o tratamento do usuário ou dependente de drogas deverá ser ordenado em uma rede de atenção à saúde, com prioridade para as modalidades de tratamento ambulatorial, incluindo excepcionalmente formas de internação em unidades de saúde e hospitais gerais nos termos de normas dispostas pela União e articuladas com os serviços de assistência social e em etapas.

A lei prevê também que todas as internações e altas deverão ser informadas, no máximo, de 72 horas, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e a outros órgãos de fiscalização, por meio de sistema informatizado único.

Entre essas etapas, está a que trata da internação do dependente, que somente deverá ser feita em unidades de saúde ou hospitais gerais, dotados de equipes multidisciplinares e deverá ser obrigatoriamente autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde se localize o estabelecimento no qual se dará a internação.

O documento indica que a internação involuntária deva correr no prazo de tempo necessário à desintoxicação do paciente, “no prazo máximo de 90 dias, tendo seu término determinado pelo médico responsável; e que a família ou o representante legal poderá, a qualquer tempo, requerer ao médico a interrupção do tratamento”.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

carteira de trabalho emprego
Política
Governo vai restringir acesso ao PIS/Pasep e 4,5 milhões podem perder benefício até 2030
Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário
Política
Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário
O governador Eduardo Riedel destacou o perfil conciliador do chefe do MP
Política
"Sempre foi uma pessoa de contrução", Riedel elogia procurador-geral reconduzido em MS
Entre os pontos citados por Reinaldo está a situação da hidrovia do Rio Paraguai
Política
"MS precisa escoar melhor sua produção", diz Reinaldo ao defender obras federais
Carlão durante sessão
Geral
Lideranças comunitárias são homenageadas na Câmara com prêmio Anísio Sabino dos Santos
Trocar de local de votação deve ser feito antes das eleições
Política
Uso de IA e fake news preocupa MPMS às vésperas das eleições de 2026
Paulo Pinto/ Agência Brasil
Política
Operação que atingiu grupo de Daniel Vorcaro agora mira senador Ciro Nogueira
Foto: Izaias Medeiros/Câmara
Política
Câmara de Campo Grande vota projetos sobre esporte, conscientização e tecnologia
A sessão começa às 9h e é aberta ao público
Política
Deputados de MS analisam quatro projetos na sessão desta quinta-feira
Foto: IA - Reprodução / Gemini - Google
Justiça
Após expor caso de violência, ex de 'Trutis' relata orientação de pastores para orar

Mais Lidas

Motocicleta bateu na traseira de uma caminhonete
Polícia
Motociclista morre e garupa fica em estado grave em acidente na Duque de Caxias
Um dos carros foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Colisão frontal deixa dois motoristas feridos na BR-163, em Rio Brilhante
Caso aconteceu no meio da rua em Àgua Clara
Polícia
VÍDEO: Homens são flagrados no 'rala e rola' a céu aberto em Água Clara
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Polícia
Bombeiros salvaram homem que tentou tirar a própria vida em córrego da Ernesto Geisel