O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.046/24 que autoriza a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. Essa ferramenta terá os objetivos de facilitar a localização de tutores de animais abandonados, reforçar o controle de zoonoses, proporcionar mais segurança em transações de compra e venda e combater maus-tratos.
A União será responsável por implementar e gerir o Cadastro. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (18).
A nova lei tem origem em no PL 3720/15, do deputado licenciado Carlos Gomes (RS). No Senado, o projeto tramitou como PL 2230/22.
Lula vetou o trecho que previa o cadastramento de animais de "entretenimento", como os utilizados em exposições e eventos. Segundo a justificativa do Executivo para o veto, a inclusão dessa categoria "destoa" do escopo geral da proposta e de sua aplicação.
De acordo com o texto da lei, o Cadastro deve reunir informações dos tutores, como identidade, CPF e endereço, e dados sobre a procedência e características dos animais: raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas e as doenças contraídas ou em tratamento.
Os municípios e o Distrito Federal serão responsáveis pelo cadastramento inicial, com fiscalização e centralização dos dados pelos estados e pela União. O acesso ao cadastro será público e poderá ser realizado pela internet.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Projeto pode tornar Carnaval de Campo Grande como patrimônio imaterial

Refis 2025 pode ser votado em regime de urgência na Câmara nesta quinta-feira

Flávio César discute a reforma tributária com Haddad na sede do Comsefaz

Com relatoria de Nelsinho, comissão do Senado aprova isenção na doação de remédios

Senado aprova projeto de Soraya Thronicke para qualificar mulheres em defesa pessoal

Projeto autoriza doação de terreno para construção de habitações para a "Tia Eva"

"Soberania do povo", norteou decisão do TRE a favor de Adriane Lopes

JD1TV: Mônica Riedel celebra sucesso da 'Seu Abraço Aquece' e destaca participação dos servidores

Coronel David comemora repasse do Estado de R$ 10 milhões à Deodápolis
