A ponte entre Carmello Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul - essencial para a concretização da rota de integração da América Latina rumo aos portos do Pacífico -, está mais próxima de ter a construção iniciada. A licitação do projeto executivo para a edificação da obra será assinada no dia 20 de julho. Durante reunião no Palacio de los López, sede do governo paraguaio, o governador Reinaldo Azambuja recebeu o convite do presidente, Mario Abdo Benítez, para participar do evento.
“Vai ser a abertura do acesso ao Pacífico. É o sonho que vai se tornar realidade. Quando se transformar em realidade vamos ter muito mais competitividade, mais condições neste mercado global, de competição de produtos, tanto produzidos no Brasil quanto no Paraguai”, afirmou Reinaldo Azambuja.
A intenção dos governantes é acelerar a construção da ponte, essencial para a concretização da rota. Ela terá 680 metros de comprimento e é avaliada em US$ 75 milhões. O governador sul-mato-grossense disse que irá convidar o presidente Jair Bolsonaro para participar da assinatura em Carmello Peralta, com a presença da diretoria da Itaipu. A nova rota irá encurtar a distância e reduzir tempo e custo do transporte de cargas para países asiáticos.
O secretário Jaime Verruck (Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) explicou que a empresa licitada também terá a função de fiscalizar a construção. “A mesma empresa, além de fazer o projeto, irá fiscalizar a obra. Então, é um momento importante, onde se dá o primeiro start de contratação e de um edital internacional para a contratação de um projeto. É o primeiro grande ato visando concretizar a obra”.
Outra ponte será construída sobre o rio Apa, na fronteira entre os dois países. Durante o encontro, Reinaldo Azambuja e Mario Abdo Benítez também discutiram temas para o fortalecimento das relações entre Mato Grosso do Sul e Paraguai em matéria de integração econômica e institucional, como a criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (PY) e a instalação de aduanas em Ponta Porã e Mundo Novo.
“Com certeza, vamos estreitar ainda mais os laços que unem Mato Grosso do Sul e Paraguai. Fizemos ali a proposta ao chanceler para ampliação de um grupo de trabalho conjunto, para discutir a Bioceânica, que é a rota que interliga Mato Grosso do Sul ao Paraguai, rumo aos portos do Pacífico. Discutimos a questão do Parque Tecnológico Pedro Juan Caballero – Ponta Porã, a questão de fazermos a integração do Ministério da Agricultura com as nossas fundações, Embrapa, Fundação MS, que trabalham pesquisa, tecnologia, e a integração das nossas forças de segurança com Paraguai e Mato Grosso do Sul”, disse.
Reinaldo Azambuja aproveitou para convidar o presidente do Paraguai para participar da inauguração de um prédio da colônia paraguaia em Campo Grande, que está em construção. Com 50 mil paraguaios e descendentes, Mato Grosso do Sul tem a maior colônia fora do Paraguai.
Também participaram do encontro a ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Paulo Corrêa; o vice-governador Murilo Zauith; o conselheiro da Itaipu, Carlos Marun; e o engenheiro Pánfilo Benitéz, assistente técnico da direção de coordenação da Itaipu Binacional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Intenção dos governantes é acelerar a construção da ponte, essencial para a concretização da rota (Chico Ribeiro)



