O Jornal da Manhã, de Portugal, associou em imagens o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em um suborno ligado a venda da Vivo à Telefônica e a compra da brasileira Oi pela Portugal Telecom (PT). Em um esquema gráfico ligou ação portuguesa denominada Operação Marquês com a Operação Lava Jato, por meio do ex-primeiro ministro, José Sócrates, que teria feito as transações. As comissões recebidas (ou luvas como está na capa do jornal que significa suborno) onde envolve 18,5 milhões de euros, recebidos e devolvidos, e 17 milhões de euros com o contato de Lula, Sócrates.
No último parágrafo da conclusão da primeira matéria diz: “pressionados para encerrarem as investigações até setembro, os promotores tentam recolher a informação relacionada ao circuito financeiro que liga o caso Marquês à Operação Lava Jato, no Brasil, e em que é visado Lula da Silva”. Em setembro do ano passado, o Jornal da Manhã, destacou o ex-presidente petista na capa com o título “Lula Convence Sócrates nos Milhões da PT”. Em 2010, a espanhola Telefónica ofereceu 5,7 milhões de euros para que a PT vendesse os 50% que tinha da Oi. O então, ex-primeiro ministro, José Sócrates, - com um voto especial – abortou a operação defendendo que precisavam ter uma representatividade no Brasil.
Mas tudo mudou quando Sócrates encontrou Lula, afirma o Jornal da Manhã. “Teria sido em uma reunião no Brasil, nos dias 27 e 28 de maio de 2010, entre José Sócrates e Lula da Silva que teria colocado a Oi na equação e convencido o ex-governante português a abrir mão da Vivo. Um mês e meio mais tarde, a PT anunciou a venda da operadora aos espanhóis, mas o preço subiu para 7,7 milhões de euros: o que permitiu à PT lucrar 5,5 milhões. Com parte do dinheiro, a operadora portuguesa investiu 3,7 milhões na compra da Oi...”. O jornal encerra as duas páginas dedicadas ao assunto dizendo que a Oi está em processo de reestruturação, quase falida.



Deixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025








