O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), chefe da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), apresentou, nesta segunda-feira (5), uma proposta para que os aeroportos de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) passem a operar sob um modelo de gestão binacional entre Brasil e Paraguai.
A recomendação foi levada à sessão do Parlasul e se inspira no modelo já existente entre os aeroportos de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (RS), considerado um exemplo de sucesso de integração regional.
A proposta visa transformar a estrutura atual da fronteira em um terminal binacional, com objetivo de impulsionar a integração logística, o comércio e o turismo na região.
Segundo Nelsinho, a iniciativa deve seguir as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), incluindo a harmonização de procedimentos migratórios e aduaneiros. Ele destacou que a região de fronteira entre Brasil e Paraguai já apresenta forte integração econômica, o que torna viável e estratégica a proposta.
"O aeroporto binacional vai estimular ainda mais o desenvolvimento local e trazer oportunidades reais para Mato Grosso do Sul", afirmou o senador durante a apresentação da proposta, que será analisada pelo colegiado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ex-prefeito não infringiu a Lei Eleitoral ao instituir transporte gratuito em Ribas

Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral

Dia Estadual do Líder Comunitário passa a ser comemorado em 5 de maio em MS

Lei estadual institui divulgação obrigatória do protocolo "Não é Não" no Estado

CCJ da Câmara aprova projeto de castração química

Arara-azul é oficializada como ave símbolo de Mato Grosso do Sul

Lula confirma intenção de disputar reeleição em 2026 e defende relação com Congresso

Rotatória da Euler com a Tamandaré ganhará semáforos

Bernal diz que pode ser candidato com "apoio do povo"
