O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), chefe da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), apresentou, nesta segunda-feira (5), uma proposta para que os aeroportos de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) passem a operar sob um modelo de gestão binacional entre Brasil e Paraguai.
A recomendação foi levada à sessão do Parlasul e se inspira no modelo já existente entre os aeroportos de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (RS), considerado um exemplo de sucesso de integração regional.
A proposta visa transformar a estrutura atual da fronteira em um terminal binacional, com objetivo de impulsionar a integração logística, o comércio e o turismo na região.
Segundo Nelsinho, a iniciativa deve seguir as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), incluindo a harmonização de procedimentos migratórios e aduaneiros. Ele destacou que a região de fronteira entre Brasil e Paraguai já apresenta forte integração econômica, o que torna viável e estratégica a proposta.
"O aeroporto binacional vai estimular ainda mais o desenvolvimento local e trazer oportunidades reais para Mato Grosso do Sul", afirmou o senador durante a apresentação da proposta, que será analisada pelo colegiado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Setor de pescados brasileiro pede linha de crédito emergencial para enfrentar tarifaço

Eduardo Bolsonaro descarta renúncia

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF

Capital recebe dois tratores do Governo Federal

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro

Senadores protocolam pedido de impeachment contra Cármen Lúcia

Simone Tebet tem convite para o Senado pelo PT de São Paulo
