Foi aprovada durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) desta quarta-feira (31), duas alterações no Cadastro Estadual de Pedófilos, serviço que lista de pedófilos condenados pela Justiça sul-mato-grossense.
Foi aprovada em 1ª discussão a alteração que permite o acesso dos cidadãos ao Cadastro, respeitando o sigilo das investigações policiais em andamento. Já em 2ª discussão, foi aprovada a obrigação do serviço disponibilizar fotos frontais dos pedófilos registrados.
Por coincidência, as aprovações acontecem no mesmo dia em que um menino de 8 anos denunciou que foi vítima de abuso sexual por seu bisavô.
Ao JD1, o autor do projeto de lei que resultou na criação do serviço, o deputado Coronel David (PL), comentou que a alteração aprovada garante que o Cadastro funcione de acordo com sua concepção.
“Por conta da minha origem na Segurança Pública e os inúmeros casos de abuso sexual que atingem as crianças e os adolescentes, não só no Estado como no país, eu tomei a decisão, ainda no meu primeiro mandato, de apresentar esse projeto de lei, e ao longo do tempo a gente vinha lutando para que ele realmente fosse útil ao cidadão, para que a gente pudesse prevenir esse tipo de crime”, explicou.
“O cidadão, entrando no cadastro, ele pode ter a oportunidade de saber quem são os pedófilos já condenados com sentença já transitada e julgada, que é uma sentença definitiva por parte da Justiça”, completou.
Apesar do sistema estar disponível há algum tempo, somente três perfis estavam disponíveis, e todos com fotos de lado, dificultando a identificação dos abusadores, situação que deve mudar com a aprovação de hoje.
Segundo Coronel David, quando o serviço estiver totalmente disponível para a sociedade civil, mais de 300 nomes estarão visíveis. “Eu imagino que o Cadastro, finalmente, vai ser um instrumento para a sociedade poder prevenir a ocorrência de crimes contra crianças e adolescentes”, disse o deputado.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Câmara realiza reunião para alinhar estratégias sobre Corredor Bioceânico em Campo Grande

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro é protocolado no STF

Justiça Eleitoral determina que candidato a vereador em Paranaíba devolva R$ 10 mil

Promotor pede punição de ex-secretário por esquema em contratos com SELETA e OMEP

Homem se exibe disparando arma, é abordado e desacata policiais em Dourados

PP está na expectativa por filiação de Riedel

Ação de deputado tem pedido de vista no TSE

Lula adia pronunciamento em rede nacional sobre tarifa de Trump
