Menu
Menu
Busca quinta, 19 de junho de 2025
Política

Projeto proíbe venda de guloseimas nas escolas

02 setembro 2011 - 10h57G1

A Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou nesta quinta-feira (1º), em segunda e última votação, projeto de lei que proíbe a venda de guloseimas nas escolas públicas e particulares da cidade, com o objetivo de garantir uma alimentação mais saudável para os estudantes. A proposta estava sendo analisada há mais de um ano e segue agora para sanção do prefeito da capital.

O projeto estabelece normas para a comercialização de alimentos nas cantinas escolares. Se sancionada, a lei vai proibir a comercialização nestes locais de salgadinhos industrializados, balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoito recheados, refrigerantes, sucos artificiais, frituras em geral, pipoca industrializada e alimentos em que o percentual de gordura saturada ultrapasse dez por cento das calorias totais, além de alimentos preparados com gordura vegetal.

Estudantes do curso de Nutrição acompanharam a votação do projeto no plenário da Câmara com cartazes em que defendiam uma mudança urgente nos hábitos alimentares das crianças e adolescentes. "Se alimentando bem nós criamos uma resistência maior. Então temos que defender uma alimentação melhor. É a nossa vida, a nossa saúde", disse a acadêmica Aline Cristina.

Profissionais da área, como a nutricionista Lidiane Britts, também defenderam a proposta. "O problema é que a oferta das guloseimas é muito maior que a oferta dos alimentos saudáveis e isso está estimulando o consumo alimentar dessas crianças. Essas crianças estão ganhando peso e como consequência estamos tendo adultos muito mais doentes", avaliou.

Após mais de três horas de discussão sobre o projeto, a proposta foi aprovada. Dos 21 vereadores da Câmara, 17 estavam presentes e 14 votaram a favor da proibição da venda de guloseimas nas cantinas escolares da capital.

O vereador Clemêncio Ribeiro (PMDB), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo, votou contra o projeto e justificou sua posição dizendo que a proposta mereceria um debate mais aprofundado. "Acho que deveria ser realizada uma audiência pública para que tivéssemos chance de ouvir os dois lados neste assunto".

Em contrapartida, o vereador Cristóvão Silveira (PSDB), que é o autor do projeto, defendeu a proibição. "As cantinas que vendem alimentos para as crianças precisam estar sintonizadas com a cultura da saúde que é ensinada nas salas de aula. Não pode, na sala se ensinar uma coisa, a merenda escolar ser de um jeito e a cantina estar totalmente ao contrário", conclui.

a proprietária da cantina da escola estadual Joaquim Murtinho, Shosaine Alves da Silva, não concorda com a medida e enfatiza que, se o projeto virar lei, vai prejudicar as vendas. "Independente disso, a educação alimentar tem que vir de casa, pois esses tipos de alimentos tem na rua ou no mercado. Se a pessoa tem o entendimento, ela não vai consumir, independente de vender ou não na cantina." Shosaine disse ainda que a medida terá impacto na alimentação dos estudantes. "Muitos dos alunos de escolas públicas não têm condições de consumir alguns dos alimentos propostos [na lei], pois produtos como suco e sanduíche natural, por exemplo, são mais caros." Arlan Oliveira de Souza é dono de uma lanchonete em uma escola particular no centro de Campo Grande e disse ao G1 que a medida é bem-vinda. "Tudo que vem para beneficiar a saúde, é bem-vindo." Porém, ele alerta para a educação alimentar dos estudantes. "É válido [o projeto] se conscientizasse todos os pais que essa é a alimentação correta."

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agência do INSS
Política
Congresso instala CPMI para investigar fraudes bilionárias em benefícios do INSS
O Fórum funcionará como um espaço permanente de diálogo entre a União e os entes locais
Política
Fórum de Gestores Federais é instalado em MS com coordenação de Tiago Botelho
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda fim da gastança com cargos comissionados na Câmara de Ponta Porã
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Política
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
Política
Simone diz priorizar Ministério e decisão sobre o Senado ficará para outubro
Plenário da Câmara Municipal
Política
Câmara de CG recebe Fórum do Governo Federal com agenda para 2050
Deputado Paulo Duarte lamenta acidente que matou duas pessoas e deixou uma criança gravemente ferida na BR-262
Política
Deputado cobra instalação de balanças na BR-262 após acidente fatal
Números de telefone foram disponibilizados para brasileiros entrarem em contato
Política
Itamaraty reforça alerta para viagens a Israel e coordena evacuação de brasileiros retidos no país
Senadora Soraya Thronicke
Política
Soraya apresenta proposta para cadastro que permitirá bloqueio de apostadores online
Governador e ministros autorizam oficialmente o começo das obras de expansão -
Cidade
Expansão de aeroportos irá "mudar a realidade aeroviária", diz Riedel

Mais Lidas

JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Polícia
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Rio Ivinhema, entre os municípios de Ivinhema e Nova Andradina
Interior
Médica pula de ponte e desaparece no rio Ivinhema
Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Resgate contou com suporte avançado
Interior
Menina vítima de acidente entre ônibus e caminhão perde a perna