Alvo de investigação da Polícia Federal, por meio da Operação Copia e Cola, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias após decisão judicial nesta quinta-feira, dia 6 de novembro.
Quem assume a prefeitura neste período é o vice Fernando Neto (PSD). Outras duas pessoas foram presas, incluindo o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito e suspeito de ser lobista e lavar dinheiro em diversos contratos.
Segundo divulgado pela PF, o objetivo é apurar supostas práticas ilegais envolvendo a contratação de uma organização social sem fins lucrativos pela prefeitura por meio de contrato emergencial e termo de convênio destinados à gestão de unidades de saúde.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
A Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões, além da aplicação de medidas cautelares como suspensão de função pública e proibição de contato com determinadas pessoas.
A análise do material apreendido na primeira fase da operação, deflagrada em 10 de abril de 2025, permitiu identificar novas pessoas físicas e jurídicas supostamente envolvidas no esquema, que são alvos das diligências realizadas nesta quinta-feira.
Publicação nas redes - Manga usou as redes sociais para se manifestar sobre a operação e principalmente o afastamento. Ele está em Brasília (DF), cumprindo agenda que estava marcada.
"Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Eu aqui em Brasília, ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, rodei o congresso, os deputados me receberam super bem, falando: 'Manga, cuidado, está aparecendo muito, estão tentando aí'. O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos. Gente, não deu outra", publicou em suas redes sociais.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Rodrigo Manga foi afastado por decisão judicial (Daniel Gouveia)




