O Senado Federal aprovou, na última terça-feira (19), os nomes de cinco indicados para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no próximo biênio [2026/2028]. Entre eles está o procurador-geral adjunto de Justiça Jurídico do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Alexandre Magno Benites de Lacerda, aprovado com 53 votos favoráveis.
A decisão será enviada ao presidente da República, que deverá assinar os decretos de nomeação. Em seguida, os conselheiros tomarão posse perante o presidente do CNMP, Paulo Gonet, que também chefia a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Alexandre Magno é o segundo representante do MPMS a ocupar o cargo de conselheiro do CNMP, ao lado do procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos. Sua indicação já havia sido aprovada anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após sabatina com os integrantes da lista tríplice encaminhada pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).
Biografia
Natural de Mato Grosso do Sul, onde se formou em Direito, Alexandre Magno Benites de Lacerda ingressou no Ministério Público do Estado em 2003. Com mais de duas décadas de atuação, destacou-se em diversas funções de liderança institucional. Foi chefe de gabinete por cinco anos e exerceu dois mandatos como Procurador-Geral de Justiça, sendo o primeiro Promotor de Justiça eleito para o cargo no Estado.
No CNMP, Alexandre Magno Benites de Lacerda atuará no acompanhamento e aprimoramento das atividades do Ministério Público, com foco na supervisão institucional e na promoção do cumprimento das funções constitucionais do órgão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Foto: (Decom/MPMS)



