A Câmara Municipal de Campo Grande vota na próxima terça-feira (3), o veto do Executivo ao Projeto de Lei Complementar 1.016/26, que suspende os efeitos do Decreto 16.402/2025 e impede o aumento da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares para 2026.
A decisão de pautar a votação foi tomada na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião com a participação de vários vereadores. A matéria será apreciada logo no início dos trabalhos legislativos de 2026, durante a primeira sessão ordinária do ano.
O resultado da votação impacta diretamente os valores dos carnês do IPTU, que registraram aumentos em razão da majoração da taxa do lixo e da redução do desconto para pagamento à vista, medidas adotadas unilateralmente pela prefeitura.
O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto (Papy), afirmou que ficou deliberado pelo colegiado que o veto será apreciado imediatamente na retomada das sessões, permitindo que os vereadores se manifestem novamente sobre o aumento da taxa. Segundo ele, a Câmara atuou em defesa dos contribuintes ao criar comissão para acompanhar o caso e convocar sessão extraordinária durante o recesso parlamentar.
De acordo com o presidente, a comissão conseguiu a prorrogação do prazo de pagamento para o dia 12 de fevereiro e garantiu prazo também para quem optou pelo parcelamento, embora não tenha sido possível manter o desconto de 20% para pagamento à vista.
A Câmara ressalta que o principal aumento observado nos carnês ocorreu em função da taxa do lixo, cuja atualização é definida exclusivamente por decreto do Executivo, além da redução do desconto à vista. A atualização da base de cálculo do IPTU, por sua vez, ocorreu apenas com a aplicação da correção inflacionária anual, procedimento adotado nos anos anteriores.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília

No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS

Moraes determina retirada de bolsonaristas acampados na Papudinha e cita atos de 8 de janeiro

Vídeo: Trompetista ironiza caminhada de Nikolas Ferreira e vídeo viraliza nas redes

Vídeo: Prefeito de Ivinhema 'arrega' e rasga pedido de aumento do próprio salário para R$ 35 mil

Pré-candidato à presidência, Zema diz que foco é unir a direita no segundo turno

Governo Lula pode perder cerca de 20 ministros com candidaturas em 2026

Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta


A decisão de pautar a votação foi tomada na manhã desta segunda-feira (Foto: Camara)


