O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou neste sábado (16), em evento realizado em São Paulo, sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026.
Em um discurso voltado ao eleitorado conservador, Zema fez duras críticas ao PT, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu a saída do Brasil do grupo internacional Brics.
Diante de um público de mais de 1.500 pessoas, o governador mineiro afirmou que pretende “varrer o PT do mapa” e acabar com o que chamou de “abusos e perseguições” por parte do ministro do STF.
“É com esse Brasil bravo que vamos chegar à Brasília para varrer o PT do mapa, para acabar com os abusos e perseguições de Alexandre de Moraes, para libertar o Brasil”, declarou.
Zema também criticou a política econômica do governo federal e defendeu a reclassificação de facções criminosas como organizações terroristas.
“A visão petista de que gasto é vida é uma idiotice sem tamanho, assim como a aproximação do Brasil de regimes autoritários. Sai do Brics, Brasil”, exclamou, ao criticar a política externa do governo Lula (PT).
O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, reforçou o tom combativo do evento ao afirmar que o partido vai “varrer o petismo do mapa” e que petistas “não merecem continuar em mais nenhum cargo da administração pública”. A plateia respondeu com gritos de “Fora Lula” e “Fora Xandão”.
Perfil de Romeu Zema
Aos 59 anos, Romeu Zema é empresário e foi eleito governador de Minas Gerais pela primeira vez em 2018, tendo sido reeleito em 2022, ainda no primeiro turno, com mais de 6 milhões de votos (56,18% dos válidos).
Natural de Araxá (MG), presidiu por 26 anos o Grupo Zema, que atua nos setores de varejo, combustíveis, veículos e serviços financeiros.
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Zema é um dos principais nomes da direita liberal no país e tenta ampliar sua projeção nacional de olho no pleito presidencial de 2026.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato








