A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Kisunla (donanemab), indicado para o tratamento de comprometimento cognitivo leve ou/e demência leve associados à doença de Alzheimer, no Brasil.
O medicamento, indicado para o uso em pacientes adultos portadores do gene da apolipoproteína E ε4 (ApoE ε4), já pode ser distribuído e utilizado em território nacional, de acordo com as indicações e limitações da agência.
Em julho de 2024, o medicamento teve seu uso aprovado nos Estados Unidos pela FDA, a Agência de Alimentos e Medicamentos norte-americana. Na época, a fabricante informou que as injeções reduziram em 61% as placas amiloides (responsáveis por destruir os neurônios quando acumuladas em excesso) durante seis meses de tratamento, aumento para 80% aos 12 meses e 84% aos 18 meses.
Também foi observada a possibilidade de o medicamento retardar, em até 35% em comparação com o placebo, o declínio cognitivo e funcional durante 18 meses de tratamento.
O uso do medicamento é contraindicado para pacientes que estejam tomando anticoagulantes ou que tenham sido diagnosticados com angiopatia amiloide cerebral (AAC).
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado

MS apresenta queda na incidência de vírus respiratório; país ainda sofre

Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal

Ministério Público investiga funcionamento inadequado do SAMU em Sidrolândia

MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025

Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS

Hospital El Kadri pagará R$ 147 mil em multa e deverá corrigir falhas estruturais

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

TJ decide manter lei que promove reenquadramento de servidores da saúde
