Na manhã desta segunda-feira (7) em frete ao Pronto Atendimento (PAM) do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), em Campo Grande, cerca de 100 enfermeiros e técnicos de enfermagem realizarão um ato para lembrar-se da morte da enfermeira Janaína Silva e Souza, que suicidou no início do ano, no dia 2 de janeiro. Durante o ato, a equipe de enfermagem do Hospital enfatizou o luto e homenageou Janaína com uma oração.
A enfermeira foi vítima da depressão, que acabou se agravando com a carga horária excessiva de trabalho. Hoje são 40 horas semanais, fora os plantões eventuais que acabam tirando para poder complementar a renda, pois o piso salarial é muito baixo.
Para se ter uma idéia, hoje o salário inicial de um enfermeiro é de R$ 1.320,00 e a reivindicação da categoria, e que o piso salaria seja de R$ 2.500,00 e com a carga horária reduzida
A reportagem do JD1 Notícias entrou em contato com Presidente do Sindicato de Enfermagem do Município de Campo Grande (SINTE/PMCG), Ângelo Evaldo de Macedo que relatou “o plantão é o que mais corresponde ao ganho do profissional”, ele ainda diz que “você não consegue abdicar dos plantões, porque a remuneração salarial é muito baixa”.
Ângelo ressalta que a categoria quer é a redução de 40 para 30 horas a carga horária, pois as condições de trabalho estão em situação catastrófica, a saúde pública esta passando por falta de vagas nas unidades de saúde, falta de materiais para trabalhar e para os pacientes realizar os exames, esse excesso faz com que o psicológico do profissional fique abalado.
“Doente você não consegue cuidar de doente” afirma Ângelo que ainda diz que há duas coisas perigosas que podem acontecer, uma é a doença e o profissional, porque quanto mais exausto, o raciocínio pode ficar fragilizado e com isso tem que ter muito cuidado pra não errar.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

População sofre com longa espera por exame cardÃaco, e investigação é aberta na Capital

Anvisa recolhe esmaltes em gel com substância proibida

Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem

Alta procura pela Defensoria escancara crise na saúde pública em Campo Grande

Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises

Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande

JD1TV: Especialistas reforçam importância da informação e da doação de órgãos

SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sÃfilis e clamÃdia

Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires


Cerca de 100 enfermeiros e técnicos de enfermagem realizarão um ato para lembrar-se da morte da enfermeira JanaÃna Silva e Souza (Divulgação)



