O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul atendeu a uma ordem judicial e disponibilizou informações detalhadas sobre os servidores e funcionários do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A solicitação foi feita pela 30ª Promotoria de Justiça, no contexto de uma Ação Civil Pública que investiga um alto número de óbitos na instituição. Entre fevereiro e outubro de 2019, foram registrados 1.140 óbitos, incluindo uma proporção significativa de pessoas jovens.
Conforme o documento acessado pela reportagem, o hospital, localizado em Campo Grande, admite que a unidade possui déficits. No entanto, processos seletivos simples e concursos públicos estão em andamento para suprir a demanda e corrigir esses déficits.
O documento revela que o HRMS conta com 2.083 servidores ativos e 7 cessionários, distribuídos em diversas áreas da instituição, com jornadas de trabalho variáveis de acordo com a função. Além disso, 108 servidores foram cedidos para Secretarias do Estado, municípios e outras instituições. Atualmente, 79 servidores estão afastados, sendo 9 deles aguardando aposentadoria.
O documento também destaca haver déficit em algumas áreas do hospital. Para resolver essa situação, foi aberto um processo seletivo simples com 40 vagas para enfermeiros, ampliado para mais 20 vagas. Além disso, um concurso público para diversas áreas está em andamento, e os novos servidores entrarão em exercício à medida que os atos administrativos inerentes aos cargos forem publicados.
Acusação do MPMS - Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o aumento nos registros de óbitos levanta suspeitas de má gestão administrativa e falta de recursos, como pessoal e materiais essenciais para a prestação de serviços de saúde pública. Além do Estado, a Fundação Serviços de Saúde de MS (FUNSAU) também é ré na ação.
Em outro momento do processo, o Estado alegou ter realizado um concurso público para a FUNSAU, oferecendo 119 vagas para nível superior, 140 vagas para nível médio e 20 vagas para nível fundamental. Processo continua em andamento na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Saul Schramm)



