Neste domingo (15), quando a população vai às urnas para votação do primeiro turno, serão escolhidos prefeito e vereadores. Com a pandemia global pelo novo coronavírus (COVID-19), é importante reforçar os cuidados para evitar a contaminação.
A médica infectologista da Santa Casa de Campo Grande, Priscilla Alexandrino, orienta a população sobre como se proteger do Coronavírus. “Não podemos esquecer que o vírus segue circulando e que os cuidados que já conhecemos bem devem ser mantidos todos os dias, mas principalmente no dia da eleição. Uso de máscara, álcool em gel, lavagem das mãos com sabão e evitar proximidade nas filas são algumas das medidas que devem continuar sendo tomadas”, ressaltou.
Outro ponto de preocupação é com as proximidades das sessões eleitorais, onde tradicionalmente tem a presença de cabos eleitorais. “Importante evitar aglomerações, conversas sem máscara e não pegar materiais de candidatos de quem está trabalhando nas proximidades dos pontos de votação, como santinhos, pois podem contar o vírus. Hora de agradecer de forma bem-educada”, complementou.
Para esta eleição, o Tribunal Superior Eleitoral realizou diversas campanhas fortalecendo as medidas para evitar o contágio, inclusive tirando dos mesários a obrigatoriedade de pegar nos documentos pessoais do eleitor, deixar o comprovante de votação como opcional e pedindo para que o eleitor leve sua caneta para assinatura do livro de presença.
Também foi solicitado que os eleitores não levem acompanhantes e crianças para as sessões, evitando aglomeração nas filas, que deverá ter separação de pelo menos um metro entre os eleitores.
Outra mudança para este pleito é com relação ao horário de votação, que foi alterado e terá uma hora a mais, sendo das 7h às 17h e com orientação para que o período entre 7h e 10h fique para os grupos de risco.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardÃaco por plano de saúde

Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV

Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema

Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no paÃs, em 2026

Tratamento metabólico ajuda empresária a perder 14 kg em Campo Grande

Doação de órgãos de enfermeira vÃtima de feminicÃdio salva três vidas

Com chegada do frio, SES alerta para possÃvel aumento de casos de gripe em MS

Humap-UFMS promove programação especial pelo Dia da Mulher com foco no bem-estar

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos







