O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nesta sexta-feira (3), uma reunião estratégica na sede da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para definir ações imediatas e coordenadas de enfrentamento a possíveis casos de intoxicação por metanol.
O encontro reuniu representantes da saúde, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), do Procon-MS, da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da superintendência estadual do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Durante a reunião, foram estabelecidas medidas concretas, como a intensificação da fiscalização de produtos suspeitos em estabelecimentos comerciais, o monitoramento de casos clínicos compatíveis com intoxicação e a ativação de protocolos específicos de atendimento nas unidades de saúde. Também foi definido o fluxo para a coleta, envio e análise laboratorial de amostras, com o envolvimento direto de laboratórios públicos e técnicos capacitados.
Além disso, os órgãos se comprometeram com o compartilhamento ágil de informações entre as instituições, possibilitando uma resposta rápida em situações de emergência. O Procon-MS reforçará ações de vistoria em pontos de venda, enquanto a SES vai capacitar profissionais da rede pública e privada para reconhecer sinais clínicos e conduzir os pacientes conforme os protocolos de urgência.
“A articulação interinstitucional fortalece a capacidade de resposta do Estado, garantindo que os protocolos de emergência sejam cumpridos pelas unidades de saúde e que os órgãos de fiscalização atuem de forma coordenada em prol da segurança da população”, destacou a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital

Vacina contra bronquiolite chega amanhã e ficará disponível para gestantes na Capital

MS receberá mais de 10 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório

OMS recomenda uso de 'canetas emagrecedoras' no tratamento da obesidade

Prefeitura de Campo Grande pode ser multada por não abrir UPA-VET 24h

Mato Grosso do Sul recebe 39 novos equipamentos para melhorar Rede Hemosul


Foto: Kamilla Ratier 



