Entre os 312 municípios que serão prioridades para Governo Federal no reforço ao enfrentamento à dengue no Brasil, estão Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas em Mato Grosso do Sul
A Força Nacional do SUS (FN-SUS) está preparada para atender às cidades e auxiliar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação. A lista estará constantemente em revisão para a inclusão de mais cidades, se necessário.
Um guia do Ministério da Saúde possibilita que enfermeiros indiquem exames e medicamentos nas emergências, garantindo assistência no menor tempo possível para reduzir casos graves e óbitos.
Há um outro guia voltado para Agentes Comunitários de Saúde, com orientações para a busca ativa de pessoas com sintomas e que não se vacinaram, além de demais ações preventivas.
O Brasil registrou queda de 75% no número de casos e 83% nos óbitos por dengue em 2025, até 5 de abril, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, a pasta já distribuiu seis milhões de testes rápidos, além de insumos para diagnóstico laboratorial e controle do vetor.
O Governo Federal também iniciou o apoio aos estados e municípios para a implementação do Manejo Clínico Sindrômico em regiões endêmicas, que consiste em protocolos e processos para subsidiar a identificação da doença já nos primeiros sintomas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Clima extremo aumenta número de mortes evitáveis no Brasil e no mundo, diz pesquisa

MS é 4º no ranking nacional de transplantes de fígado

Covid-19: Justiça impõe à União o dever de adotar medidas baseadas nas diretrizes da OMS

MS aplica mais de 20 mil doses de vacina em escolas dentro de programa nacional

Saúde e Bem-Estar: Fisioterapeuta abordará processos de dor articular

Fratello Transplantes comemora 1 ano do primeiro transplante de fígado realizado em MS

MS reforça empenho para conter avanço do sarampo vindo da Bolívia

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital
