A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançou a campanha “Carnaval Seguro: é Saúde na Folia!”, com foco na assistência à população durante a folia deste ano.
Foram instalados dois pontos de atendimento em locais estratégicos, um na Esplanada Ferroviária e outro na Praça do Papa, onde acontecem os desfiles das escolas de samba.
Rosana Leite, a secretária municipal de Saúde, deu destaque para o posicionamento dos pontos de atendimento, com o objetivo de atender o maior número possível de foliões. “Nosso foco é estar presente onde a população mais precisa, garantindo um suporte de saúde rápido e eficiente”, comentou.
Na Esplanada Ferroviária, local conhecido por sua grande concentração de blocos carnavalescos, o serviço começa neste sábado (22), com o local contando com 11 leitos, sendo seis macas e cinco poltronas de hidratação, além de uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social.
O atendimento funcionará das 14h às 00h nos dias 22, 28, 1º, 2, 3, 4, 7 e 8 de março.
Já na Praça do Papa, onde ocorrem os desfiles de escolas de samba nos dias 3 e 4 de março, o ponto de atendimento contará com macas e poltronas de atendimento em menor quantidade, além de um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, levando em conta o número e perfil dos foliões do local.
O atendimento será das 19h às 00h.
Além do atendimento médico, a Sesau também intensificará as ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, com equipes especializadas que percorrerão os circuitos do Carnaval distribuindo preservativos masculinos e femininos, alertando para a importância da prevenção.
Fabiane Dittmar, coordenadora do serviço de IST da Sesau, apontou para a importância dessas ações para evitar a disseminação de ISTs durante o Carnaval da Capital. “O preservativo é a principal ferramenta de prevenção contra as ISTs, incluindo o HIV e a hepatite A, que pode ser transmitida por via sexual. Nossa missão é garantir que todos tenham acesso à proteção e à informação necessária para um Carnaval mais seguro. Nós trabalhamos o pré-Carnaval visitando casas noturnas, no Carnaval nos pontos de maior concentração e no pós-Carnaval com as blitze educativas”, comentou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM







