Menu
Menu
Busca quarta, 15 de abril de 2026
Sebrae IA #1 Abr26
Saúde

Sindicato de médicos alerta para sobrecarga de rede de oxigênio no MS

O sindicato fez ainda a defesa da adoção do lockdown, como tentativa de barrar a transmissão da doença

18 março 2021 - 16h12Matheus Rondon

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, divulgou nesta quinta-feira (18) defender a adoção da medida de lockdown, como tentativa de conter o avanço do número de casos de Covid-19. A preocupação se deve também a questão dos profissioansi que atuam na linha de frente do atendimento aos pacientes. No Hospital Regional de Mato Grosso do Sul a rede de oxigênio está sobrecarregada, sem contar o risco de falta de outros medicamentos tanto neste quanto em outros hospitais do Estado

“A situação está crítica, já temos casos de vermos pais e filhos perderem suas vidas para a doença em curto espaço de tempo. Chegou hora de adotarmos medidas mais enérgicas, como o lockdown, por ao menos dez dias”, declara o presidente do Sinmed MS, Marcelo Santana.

Oxigênio – A informação sobre a sobrecarga na rede de oxigênio do HRMS chegou ao conhecimento do Sinmed MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), nesta quinta-feira (17), por meio de ofício, no qual destaca-se que além dos leitos comuns, o hospital possui os de “retaguarda provisórios”, nos quais os pacientes aguardam decisão clínica ou leito no pronto-atendimento, são as salas vermelha e azul. Nos locais, segundo o ofício, há, conforme necessidade, disponibilidade de ventiladores. “Os quais são utilizados, infelizmente, nas ultimas 24h tivemos 08 pacientes intubados na área vermelha –I, 05 intubados na área vermelha-II, e 08 pacientes com máscaras de alto fluxo”, diz o ofício.

Outra informação preocupante é que nas alas de enfermaria, os pacientes têm ficado, em sua maioria, com cateteres de oxigênio. “Dos pacientes internados, 178 pacientes com alto fluxo e 55 com cateteres de oxigênio, totalizando 233 pacientes dependentes de oxigênio”.

“Esta situação nos preocupa muito, tanto enquanto médicos, quanto como cidadãos. Estamos vivendo um momento extremamente adverso e, mesmo diante dos esforços do Poder Público e dos profissionais da área da saúde, se a sociedade não colaborar – no sentido de se proteger e evitar adoecer – teremos esse quadro muito agravado”, diz o presidente do Sinmed MS.

Aumento da contingência – O Ofício também pontua que a quantidade de oxigênio que “chega ao HRMS, e é alocado em nossos tanques, estes conforme os contratos licitatórios, estão resguardados e a empresa responsável tem nos garantido este suporte contínuo e reiterado que o mesmo não faltará, salvo contingência maior”.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morcego com raiva foi encontrado em Campo Grande
Saúde
Capital registra sexto caso de morcego com raiva em 2026
Vítima foi atendida no UPA Universitário
Saúde
'Avanço', diz Ministério Público sobre o fornecimento de comida nas UPAs e CRSs
Reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública
Saúde
Chikungunya avança e faz 7ª vítima em Dourados
Equipes da polícia e perícia no local
Polícia
Subtenente que atirou na companheira segue vivo em estado grave na Santa Casa
Divulgação - PF
Polícia
PF intensifica combate a esquema de medicamentos ilegais usados para emagrecimento em MS
Campanha vai aplicar 89 mil doses de vacinas em territórios indígenas
Saúde
Campanha vai aplicar 89 mil doses de vacinas em territórios indígenas
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Dourados investiga 2ª morte por chikungunya fora das aldeias
Vacinas contra o câncer terão acesso gratuito e prioridade no SUS
Saúde
Vacinas contra o câncer terão acesso gratuito e prioridade no SUS
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
Geral
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande