O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta quarta-feira (7) que o surto de dengue que o Brasil vem enfrentando faz parte de um grande aumento de casos em escala global.
"Existe um surto global, a OMS está recebendo relatórios de 80 países em todas cinco regiões, exceto a Europa. Existe um ressurgimento global da dengue, e achamos que isso tem a ver com a mudança climática", afirmou o diretor-geral da OMS, atribuindo o aumento das temperaturas globais com o aumento nos casos.
Em visita ao Brasil desde o início da semana, Tedros já se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (5), e elogiou a resposta do Brasil à doença e a inserção da vacina contra a doença no Sistema Único de Saúde (SUS).
"O Brasil está fazendo o melhor que pode. O foco é no controle de vetores, mas há também vacinas produzidas pelo Brasil. É claro que o volume da produção precisa aumentar, mas, com o trabalho que está sendo desenvolvido no momento, acho que a dengue vai estar sob controle em breve", afirmou.
Tedros ainda citou a importância de órgãos brasileiros como o Instituto Butantan e a Fiocruz, e afirmou que a OMS está trabalhando em uma parceria com o Butantan "com vistas a explorar uma nova via de colaboração para acelerar a produção local de novas vacinas avançadas aqui no Brasil."
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya (Foto: James Gathany/CDC-HHS)



