Quase 90 milhões de brasileiros são afetados com asma, por isso o Projeto CuidAR surgiu como uma alternativa para melhorar indicadores da doença e acaba de abrir 960 novas vagas em 13 estados brasileiros, aos interessados em participar do estudo clínico.
Em Mato Grosso do Sul o acompanhamento será em Campo Grande na USF Indubrasil - Dr. Manoel Secco Thomé, Jardim Sayonara.
A iniciativa é liderada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Os participantes incluídos serão acompanhados por 12 meses em unidades básicas de saúde, tendo acesso a exames importantes, como o medidor de pico de fluxo expiratório e a espirometria, fundamentais para o controle adequado da doença.
A participação de pacientes asmáticos é fundamental para o sucesso da iniciativa, que busca expandir para 40 unidades de saúde em todo o país. Podem participar pessoas de 6 a 65 anos com histórico de asma não controlada e devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) Indubrasil - Dr. Manoel Secco Thom
"Acreditamos que o CuidAR representa um avanço significativo na forma como lidamos com a asma no Brasil. Ao capacitar nossos profissionais e envolver os pacientes ativamente neste processo, buscamos melhorar o tempo de resposta e qualidade no atendimento e mitigar os impactos da doença para todos", afirma Ana Paula Tussi, supervisora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Moinhos de Vento e Liderança Operacional do Projeto.
O estudo desenvolvido pelo projeto CuidAR deve avaliar a efetividade de um curso de educação a distância (EAD), que tem como objetivo qualificar as equipes multidisciplinares de Atenção Primária à Saúde (APS) no diagnóstico e manejo da asma.
Ao se voluntariar, os pacientes passam por uma triagem e, atendendo aos critérios do estudo, terão acompanhamento especializado e acesso aos exames, enquanto ajudam a gerar conhecimento que poderá beneficiar inúmeras pessoas no futuro.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Foto: Cnordic/Unsplash 




