A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), do Ministério do Meio Ambiente, suspendeu temporariamente a Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, que incluía a tilápia, após forte repercussão entre produtores e divergências dentro do próprio governo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4).
A tilápia, originária da África, é considerada exótica por não ser nativa do Brasil e invasora porque já foi encontrada em rios fora das áreas de criação, causando desequilíbrios ambientais, segundo o MMA.
A suspensão, conforme nota oficial, permitirá novas consultas ao setor produtivo para definir medidas que evitem o escape da espécie para o ambiente natural sem prejudicar a aquicultura.
A inclusão da tilápia preocupava produtores, que temiam aumento de custos com licenciamento, insegurança jurídica e demora na abertura de novos mercados. O Ministério da Pesca chegou a pedir a retirada da espécie da lista.
Especialistas afirmam que o peixe é territorialista, predador e resistente, podendo competir com espécies nativas e alterar ecossistemas, além de escapar com facilidade durante eventos climáticos extremos.
A Conabio deve reavaliar o tema e propor políticas de controle antes de decidir sobre a reinclusão ou não da espécie na lista.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Proprietários rurais têm 90 dias para regularizar barragens irregulares em MS

Avança na Assembleia o PL para incluir a Expogenética MS no Calendário Oficial do Estado

Prazo para declaração e atualização de rebanhos termina dia 1º de dezembro em MS

Do sabor à tradição, guavira é patrimônio sul-mato-grossense

Vaca Nelore vendida por R$ 54 milhões quebra recorde mundial em leilão no Paraná

Inep divulga gabaritos e cadernos de provas do 2º dia do ENEM

É hoje! Eduardo Costa faz show com entrada gratuita na Expogenética MS na Capital

TJ leva Carreta da Justiça e Van do Juizado Especial para o Rodeio Fest em Campo Grande







