Menu
Menu
Busca quarta, 04 de março de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Brasil

Davi Alcolumbre mantém quebra de sigilo de Lulinha aprovada na CPMI do Crime Organizado

Segundo o presidente do Senado, o número de votos contrários não seria suficiente para a configuração da maioria, descartando necessidade de intervenção

04 março 2026 - 08h22Sarah Chaves

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, concluiu que não houve violação evidente das normas regimentais ou constitucionais na votação da CPMI do INSS e decidiu que não se faz necessária a intervenção da presidência do Congresso Nacional.

Para ele, diante do quórum de 31 parlamentares registrado no painel eletrônico no momento da deliberação, seriam necessários 16 votos contrários para rejeitar os requerimentos, número superior aos 14 votos apresentados por governistas no recurso.

Com isso, Alcolumbre decidiu não anular a votação da comissão. A decisão mantém o resultado proclamado pelo presidente da CPMI, Carlos Viana, que declarou aprovados 87 requerimentos, entre eles o de quebra de sigilo de Fabio Luis Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O recurso foi apresentado na última quinta-feira (26) por 14 parlamentares da base governista. No documento, senadores e deputados sustentam que a maioria da comissão teria rejeitado os requerimentos incluídos na pauta, mas que o resultado foi proclamado como aprovado pela presidência do colegiado.

A votação ocorreu pelo processo simbólico, em que os favoráveis permanecem sentados e os contrários se levantam. Carlos Viana proclamou a aprovação no momento em que apenas sete parlamentares estavam de pé. "No caso concreto, sustenta-se que 14 parlamentares teriam se manifestado contrariamente aos requerimentos submetidos à apreciação. Ainda assim, esse número de votos contrários não seria suficiente para a configuração da maioria. Esta presidência conclui que a suposta violação das normas regimentais e constitucionais pelo presidente da CPMI não se mostra evidente e inequívoca. Não se faz necessária a intervenção do presidente da Mesa do Congresso Nacional", decidiu Davi.

Ao analisar o caso, Alcolumbre informou ter solicitado à Advocacia do Senado e à Secretaria-Geral da Mesa exame técnico dos aspectos fáticos e jurídicos da deliberação.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Daniel Vorcaro quando deixou o CDP2, Centro de Detenção Provisória em Garulhos
Brasil
Daniel Vorcaro é preso em São Paulo em nova operação da Polícia Federal
Auditor da Receita fiscaliza cargas em aduana do Aeroporto Internacional do Galeão
Brasil
Brasil e México ampliam cooperação nas alfândegas
Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ)
Brasil
Brasil atualiza regra de permanência sem visto para a União Europeia
Vacinação
Saúde
Vacina contra herpes-zóster avança no Congresso e pode entrar no SUS
Irmãos de 6 e 9 anos passam mal ao comer doces enviados pelo ex da mãe
Brasil
Irmãos de 6 e 9 anos passam mal ao comer doces enviados pelo ex da mãe
Pé-de-Meia
Brasil
MEC paga parcelas do Pé-de-Meia a estudantes nascidos em maio e junho nesta segunda-feira
 Marcos Romeu/Liga do Bem
Brasil
Voluntários do Senado mobilizam ajuda para cidades atingidas por temporais
 Dennis construiu uma carreira marcada por sucessos tanto diante das câmeras quanto nos bastidores
Brasil
Morre o diretor Dennis Carvalho, aos 78 anos, no Rio de Janeiro
Juiz de Fora foi uma das cidades mais atingidas
Brasil
Lula deve sobrevoar áreas afetadas pelas chuvas em MG neste sábado
Vídeo: Flagra termina em fuga do "peladão" de moto
Brasil
Vídeo: Flagra termina em fuga do "peladão" de moto

Mais Lidas

Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça nega medida protetiva a menina que denunciou estupro de pastor em Campo Grande
Lua de sangue
Geral
Lua de Sangue: Eclipse deixará a lua vermelha nesta terça-feira
Cadeia pública - Foto: Ilustrativa / Reprodução
Polícia
Policiais presos em cadeia na Capital enfrentam riscos em contato com detentos comuns
Conceito de fé - Foto: Ilustrativa / Jcomp / Freepik
Polícia
Pastor com cargo na prefeitura de Campo Grande é alvo de B.O por estupro de adolescente