Menu
Menu
Busca segunda, 30 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Brasil

Richthofen deixa prisão para "saidinha" temporária de Dia das Mães

Detenta chegou a ser punida com a perda de três saídas temporárias após ter sido flagrada em festa na "saidinha" de fim de ano

08 maio 2019 - 12h15Rayani Santa Cruz, com informações do G1    atualizado em 08/05/2019 às 12h48

Suzane von Richthofen deixou a prisão no início da manhã desta quarta-feira (8) para "saidinha" do Dia das Mães. Ela deve ficar em liberdade até o dia 14 de maio, quando deve retornar à Penitenciária feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP).

De acordo com o G1, Suzane foi condenada a 39 anos de prisão por matar os pais, Suzane deixou a P1 feminina por volta das 8h15. Logo ao sair da prisão, ela encontrou uma mulher e entrou em um carro para deixar o local. Outras presas beneficiadas com a saída temporária ajudaram para que Suzane deixasse o local rapidamente.

Essa é a primeira vez que Suzane deixa a prisão este ano. A detenta chegou a ser punida com a perda de três saídas temporárias após ter sido flagrada em uma festa em Taubaté na "saidinha" de fim de ano, mas a Justiça cancelou o "castigo" por considerar que ela não havia infringido a regra.

Suzane von Richthofen obteve a progressão do regime fechado para o semiaberto em outubro de 2015. A primeira saída dela aconteceu em março de 2016, beneficiada pela saída temporária de Páscoa.

Além de Suzane, a detenta Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabela Nardoni, deixou o presídio na manhã desta quarta-feira. Por volta de 8h05, ela saiu da unidade, encontrou uma mulher que a aguardava, entrou em um carro e deixou o local.

Anna e o marido, Alexandre Nardoni, que também está preso em Tremembé, pediram a redução da pena ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi condenado a 30 anos e dois meses de prisão enquanto a madrasta da menina teve como pena 26 anos e oito meses de cadeia. Eles aguardam análise do pedido.

Saída temporária

O benefício de saída temporária de Dia das Mães é concedido a 3,2 mil presos do sistema prisional no Vale do Paraíba. A saída começou na terça-feira (7) e os presidiários devem voltar para a cadeia a partir do dia 13 de maio.

A maioria dos detentos liberados é do Centro de Progressão Penitenciária Edgar Magalhães Noronha (CPP), antigo Pemano. O benefício vai ser concedido a 2,6 mil internos da unidade. Além deles, também receberão o benefício os presos da P1 e P2 masculina de Tremembé, da Potim 2 e feminina de São José.

A saída temporária é um benefício do sistema prisional aos detentos que cumprem pena em regime semiaberto. No caso da saída de o Dia das Mães, a saída temporária será limitada a sete dias por determinação da Justiça, que atendeu a mandados de segurança do Ministério Público.

A decisão obrigou a alteração de uma portaria da Vara de Execuções Criminais (VEC) sobre o calendário de "saidinhas", passando de cinco para três saídas ao ano, porém com lapso temporal maior – entre 10 e 15 dias de liberdade, cada uma, por meio do benefício.

Segundo a lei de execuções penais, o preso que cumpre pena em regime semiaberto pode ficar até 35 dias em liberdade. Porém, a lei também estabelece que cada saída não pode ultrapassar período de sete dias. O benefício é aplicado durante processo de ressocialização para progressão ao regime aberto.

O calendário das saídas temporárias é definido pela Vara de Execuções Penais de cada região. No Vale, os presos saíam, até 2018, cinco vezes ao ano – sendo na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano novo.

Mudança contestada

Uma portaria publicada em abril pela juíza Sueli Zeraik, após discussão com os diretores dos presídios, alterou o calendário em 2019.

No documento, a juíza determinou três saídas: Dia das Mães e Dia dos Pais, com dez dias de liberdade em cada; e Natal e Ano novo, com 15 dias. A medida começou a valer já em abril, quando a saída de Páscoa deixou de ocorrer.

A alteração foi contestada na Justiça pelo Ministério Público, que impetrou os mandados de segurança contra a mudança.

O pedido foi acatado de forma liminar, com redução no período da "saidinha" no Dia das Mães. O mérito da ação, que quer impor a mesma restrição às demais datas, não foi julgado. Não há prazo.

Sem saída temporária

Apesar de ter obtido a progressão de pena ao regime semiaberto em abril, o detento Alexandre Nardoni, não será beneficiado com a saída temporária desta vez. Ele terá que esperar a "saidinha" de Dia dos Pais, pois a lei prevê que o detento cumpra um lapso temporal de 30 dias para deixar a prisão pela primeira vez.

No semiaberto há a possibilidade de o detento trabalhar fora da unidade durante o dia e voltar para unidade somente para dormir. Além disso, os presidiários neste regime, e com bom comportamento, podem deixar a prisão por até 35 dias ao ano, durante as saídas temporárias.

O Ministério Público recorre da decisão que beneficiou Alexandre Nardoni com a progressão ao semiaberto.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Joel Moysuh/Unsplash
Brasil
Polícia Federal publica instrução normativa para controle de armas por CACs
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Brasil
Nova Lei de Cotas estipula critérios diferenciados para negros, indígenas e quilombolas
Foto/crédito: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Brasil
É hoje: R$ 2,50 pode virar R$ 250 milhões com sorteio da Quina de São João
Prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) comenta Operação Sisamnes em coletiva de imprensa
Brasil
Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, é preso durante operação da PF
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Brasil
Lei aprova uso de multas para custear CNH de pessoas baixa renda
Proposta para exame toxicológico para CNH A e B é vetada
Brasil
Proposta para exame toxicológico para CNH A e B é vetada
Foto:Skyseeker/Flickr/Creative Commons
Brasil
Após morte de Juliana Marins, decreto sobre translado de corpos sofre alteração
Embaixadora Gisela Padovan durante o briefing à imprensa sobre a Cúpula do Mercosul
Brasil
Brasil receberá presidência do Mercosul em julho durante Cúpula em Buenos Aires
Juliana Marins
Brasil
Autópsia revela causa da morte da brasileira Juliana Marins em vulcão na Indonésia
Foto: Ton Molina/STF
Brasil
Mauro Cid acredita que advogados de Bolsonaro tentaram obter dados da delação

Mais Lidas

Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passado
Polícia
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passado
UPA do Aero Rancho
Polícia
AGORA: Homem morre ao ser esfaqueado pelo enteado em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
Homem coloca fogo em casa com a ex dentro após perder o imóvel durante a separação em MS
O autor foi levado pela GCM à Depac Cepol
Polícia
Homem que matou o pai no Pedrossian é preso pela GCM na Capital