O programa Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação (MEC) premiou durante cerimônia em Brasília na segunda-feira (10), as ações que promovem políticas públicas eficazes e inovadoras, alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação (PNE), ocasião em que a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, recebeu o Selo Ouro no “Compromisso Nacional com a Alfabetização”,
O Selo Ouro é concedido às secretarias de Educação que atingem pontuações entre 85 e 100 em estratégias que garantem a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Campo Grande obteve 100 pontos, um resultado que reflete o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na educação das crianças do município. Durante o ano, foram realizadas ações alinhadas aos 20 critérios estabelecidos para a obtenção do selo.
“Para Campo Grande, conquistar o Selo reflete nosso investimento contínuo na Educação. Em apenas dois anos e meio obtivemos indicadores positivos e isso é muito importante, pois investimentos na infraestrutura, no ensino, na valorização dos profissionais, merenda de qualidade, além de outros setores da Educação. A nossa capital é referência nacional no ensino e está sendo reconhecida a nível nacional pelo Ministério da Educação [MEC]”, pontuou a prefeita Adriane Lopes, durante a cerimônia de entrega da premiação.
Investimentos na Educação
Nos últimos dois anos houve a criação de 6.600 novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental garantiu que mais crianças tivessem acesso a uma educação de qualidade.
Outro destaque foi o programa “Juntos Pela Escola”, que promoveu uma ampla revitalização das 206 unidades escolares da REME, com intervenções que vão desde melhorias elétricas e hidráulicas até a pintura e a acessibilidade. Além disso, a construção das salas de aula modulares foi uma solução eficaz para suprir a crescente demanda, especialmente em regiões com alta densidade populacional.
A instalação de placas solares nas escolas, por exemplo, reduziu os custos com energia e promoveu um ambiente mais ecológico. O mobiliário novo, tanto para os alunos quanto para os servidores, também demonstra o cuidado com a estrutura das escolas: mais de 46 mil itens foram distribuídos nas unidades, incluindo conjuntos de mesas e cadeiras e armários novos.
No campo pedagógico, o projeto “Aprender Mais”, pioneiro no Brasil, focado na recomposição da aprendizagem em turmas do 4º e 5º anos, foi ampliado para 2024, atendendo também alunos do 7º e 8º anos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática. Com a participação de 363 professores e o atendimento a 8,7 mil alunos, a iniciativa se destaca como um dos pilares da evolução educacional de Campo Grande.
Em 2025, novas ações estão previstas, como a continuidade do “Juntos Pela Escola”, a entrega de mais obras de revitalização e o fortalecimento dos projetos pedagógicos que têm mostrado resultados concretos. O compromisso com a formação continuada de servidores e a entrega de novas unidades escolares, como as EMEIs São Conrado e Oliveira III.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vereadores aprovam destinação de R$ 8,7 milhões para entidades sociais

"Páscoa Encantada" promove doações de ovos de chocolate a paciente internados

MP aciona Justiça e pede recuperação de área ambiental em Campo Grande

Shopping Bosque dos Ipês recebe ação para declaração de Imposto de Renda

Procon Na Rua: Equipe participa de evento da Justiça Federal no Parque Ayrton Senna

Sesau adota plano para mitigar impactos da superlotação em postos da Capital

Figueiras centenárias da Capital recebem tratamento para preservação

JD1TV: "Empurrou ela para a morte", diz mãe de Vanessa ao pedir exoneração de delegada

Idoso morre após engasgar enquanto almoçava em Campo Grande
