A Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ) confirmou nesta sexta-feira (20) o terceiro caso de raiva em morcegos em Campo Grande em 2026. Os animais foram encontrados em situação anormal, como caídos no chão, e recolhidos após acionamento de moradores nos bairros Vivendas do Bosque, Centro e Santa Fé.
Os morcegos passaram por análise laboratorial, que confirmou a presença do vírus da raiva, conforme protocolo sanitário. Segundo a equipe técnica, há espécies frugívoras e insetívoras no município que, em condições normais, não oferecem risco. No entanto, quando infectados, podem transmitir a doença a outros mamíferos, como cães, gatos e também a humanos.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta que qualquer morcego encontrado em situação suspeita não deve ser tocado. A recomendação é isolar o local e acionar a GCZ para o recolhimento seguro. Animais vistos voando à noite ou abrigados durante o dia, sem comportamento atípico, não devem ser manipulados.
Em caso de contato com morcego suspeito, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde com atendimento 24 horas para avaliação e possível início do protocolo antirrábico humano.
A Sesau reforça que manter a vacinação anual de cães e gatos é essencial para impedir a circulação do vírus no ambiente urbano. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) oferece vacinação durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h, na Avenida Senador Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga.
O recolhimento de morcegos suspeitos pode ser solicitado pelo telefone (67) 3313-5000. Há ainda os números (67) 2020-1801 e (67) 2020-1789, de segunda a sexta, das 7h às 17h, e (67) 2020-1794 nos demais horários até 22h. Fora do expediente, a orientação é isolar o animal com balde, caixa ou pano, evitando contato direto, e acionar o serviço assim que possível.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

DRACCO apreende mais de R$ 3 milhões em cocaína e prende dois no Nova Lima

TJ critica Procuradoria e encerra cobrança da prefeitura de Campo Grande contra cidadão

VÍDEO: Vereador fala em impeachment de Adriane por não intervir no Consórcio Guaicurus

PT processa Adriane por aumento 'acima do razoável' da taxa do lixo em Campo Grande

Zé Texeira reivindica obras em Itahum e manutenção em escola de Dourados

19 anos depois, acusado de tentativa de homicídio vai a júri em Campo Grande

Vacinação antirrábica chega à região do Anhanduizinho nesta sexta-feira (20)

Shopping de Campo Grande terá programação especial de pós-Carnaval

AACC-MS realiza 'Outlet Solidário' com celulares novos a partir de R$ 810


A Sesau reforça que manter a vacinação anual de cães e gatos é essencial para impedir a circulação do vírus (Foto: Divulgação)


