A modalidade 'pesque e solte' está liberada para pescadores amadores a partir desta quinta-feira (1°) nos rios Paraguai e Paraná, em Mato Grosso do Sul. Essa prática se resume em fisgar o peixe e logo devolvê-lo as águas.
O período de defeso, entretanto, prossegue nos rios de Mato Grosso do Sul até o dia 28 de fevereiro.
Na modalidade “pesque e solte” o pescador amador deve usar anzóis lisos, sem farpas, para não ferir o peixe, e devolvê-lo imediatamente à água no local de onde foi retirado para garantir sua sobrevivência.
Importante o pescador ficar atento porque o “pesque e solte” só poderá ser praticado nas calhas desses rios, de modo algum na foz de seus afluentes. E ainda, para realizar esse tipo de pesca é preciso que o pescador emita, antes, a Autorização Ambiental para Pesca Amadora, na modalidade “pesque e solte”, acessando esse link.
O desrespeito à legislação pode levar os pescadores a serem detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para lavratura do auto de prisão em flagrante, podendo, se condenados, pegar pena de um a três anos de detenção.
Além disso, terão todo o material de pesca, motor de popa, barcos e veículos utilizados na pescaria, apreendidos, além de serem multados administrativamente.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ação gratuita vai auxiliar contribuintes na declaração do Imposto de Renda em Campo Grande

Capital registra sexto caso de morcego com raiva em 2026

Abre a janela, vizinha! Fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande hoje

Prefeitura sanciona lei que inclui ração como doação em eventos

Concurso da Câmara de Ivinhema abre vagas com salários de até R$ 6,7 mil

Estado publica contrato de R$ 11,7 mi para recuperar ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá

'Avanço', diz Ministério Público sobre o fornecimento de comida nas UPAs e CRSs

Simulação de acidente com ônibus e carreta-tanque testa equipes da Motiva Pantanal

PF intercepta 52 kg de skunk em transportadora e prende suspeitos em Campo Grande


Rios voltam a receber pescadores (Arquivo/Semadesc)



