Devido a grande quantidade de chuvas que tem atingido o município de Aquidauana e região nos últimos dias, o nível do rio de mesmo nome subiu dois metros em apenas 24 horas. Até ontem (29), quando choveu 70 milímetros na região à tarde, o nível registou a média de 3,21 metros. Neste domingo (30), com a prorrogação da chuva na região, a marca passou de 3 para 5,58 metros.
O coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, disse que, mesmo com o aumento do nível do rio, a população de Aquidauana não precisa se preocupar. “Mesmo com esse aumento, isso não afeta em nada e não existe perigo para água invadir as casas. Mas agora se chover forte e o nível passar de 7 metros, ai entramos em sinal de alerta”, finalizou.
Mais chuvas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para Aquidauana é de mais chuva. O período vespertino continua nublado com pancadas de chuvas em algumas regiões. A noite, o tempo ficará parcialmente nublado e deve chover até a madrugada. A temperatura máxima continua elevada e máxima registra 35ºC. Para amanhã, segunda-feira (31) vépera de ano novo, a previsão é de chuva.
Última cheia
Em fevereiro quando foi a última cheia na região, o nível do rio Aquidauana ultrapassou os 10 metros e ficou perto da maior cheia da história do município, cuja marca, segundo as autoridades, é de 11,20 metros.
Entretanto, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) afirma que a cheia deste ano já está sendo comparada com a de 2011, quando o nível do rio atingiu 10,70 metros e foi a maior da série histórica registrada.
Na época, 32 famílias, totalizando 85 pessoas, ficaram desabrigadas e o poder público preparou abrigos onde receberam as vítimas. Conforme apurado, a cidade chegou a ficar ilhada, porque a saída pelo distrito de Piraputanga ficou interditada. A ponte velha ficou submersa e o acesso pela rodovia BR-419 ficou arriscado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Programa Vivências no SUS abre inscrições na segunda-feira na Capital

Transporte público terá esquema especial durante Carnaval na Capital

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Prefeitura leva à Câmara argumentos para manter veto à taxa do lixo

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

Volta às aulas amplia circulação e reforça necessidade de prevenção

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

População poderá participar da construção da programação do Festival de Inverno de Bonito

Delas Day 2026 traz Giovanna Antonelli e Natalia Beauty no Bosque Expo

Em 2011, quando o nível do rio atingiu 10,70 metros, a maior cheia já registrada na região (Reprodução/Internet)


