Menu
Menu
Busca sábado, 14 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Clima

Agro reduziu emissões de gases do efeito estufa em 2017

A diminuição foi registrada com pequena baixa em relação ao ano de 2016

24 novembro 2018 - 09h15Da redação com Revista Globo Rural    atualizado em 24/11/2018 às 09h16

A diminuição do rebanho brasileiro em 2017 fez com que o agronegócio reduzisse as emissões de gases do efeito estufa no ano. Segundo dados da Seeg, sistema ligado ao Observatório do Clima que há seis anos monitora as emissões do país, o setor produtivo emitiu 0,9% menos em relação a 2016. Ao todo, o setor jogou na atmosfera 1,5 bilhão de CO2 no ano passado.

A quantidade de animais ficou menor no ano passado em resposta ao aumento dos abates, que cresceram puxados pela retomada da economia e do consumo de carnes por parte da população. Por outro lado, ainda se mantém na liderança entre as atividades econômicas que mais colaboram para o aquecimento global, sendo responsável por 71% do total emitido pelo Brasil.
 
O resultado do levantamento e as análises dos números foram apresentados na quarta-feira (21), em São Paulo, num evento com a presença de especialistas em meio ambiente, autoridades e políticos, entre eles a ex-ministra e candidata à presidência Marina Silva. Segundo o Seeg, no ano passado, o Brasil emitiu 2,071 bilhões de toneladas brutas de gás carbônico equivalente (CO2e1), contra 2,119 bilhões registrados em 2016.
 
A queda é resultado de uma diminuição do desmatamento na Amazônia, que caiu 12%. Para os especialistas, o aumento da fiscalização do Ibama na região é que freou a derrubada da floresta. No segundo maior bioma do Brasil, contudo, o desmatamento cresceu em 2017, elevando o volume de emissões em 15 milhões de toneladas de CO2e, para 159 milhões de toneladas.
 
Perigo à vista
 
Apesar do ligeiro recuo das emissões brasileiras, o Brasil está “na marca do pênalti” em relação à meta assumida no Acordo de Paris. E diante do aumento no desmatamento na Amazônia já observado este ano, a tendência é que em 2019, o país volte a ficar longe de cumprir o compromisso internacional, afirmou o coordenador técnico do Seeg, Tasso Azevedo.
 
Entre os objetivos dos países signatários do Acordo é estabilizar o aquecimento global em menos de 2ºC até 2025, limitando os efeitos das mudanças climáticas no planeta. Em uma crítica às declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, Marina Silva disse que tem forte receio de como o novo governo pode lidar com a questão ambiental e de desmatamento no Brasil.
 
"[o governo] vai cortando orçamento, enfraquecendo o Ibama e outras instituições fiscalizadoras, dando poder aos Estados e isso pode resultar num prejuízo ambiental enorme ao país. Receio que essa política pode significar um vexame para o Brasil", disse.

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sábado tem sol entre nuvens e previsão de tempestade em MS
Clima
Sábado tem sol entre nuvens e previsão de tempestade em MS
Céu azul, mas de tempo fresco em Campo Grande
Clima
Feriado de Santo Antônio promete clima ameno e tempo estável na Capital
Foto: Pixabay
Clima
Menor temperatura registrada no Estado nesta madrugada foi de 5,7°C
Tempo amanheceu ensolarado
Clima
Dia dos Namorados será marcado pelo tempo ameno, mas com sol em MS
Mesmo com sol aparecendo, clima é de frio em Campo Grande
Clima
Manhãs frias persistem, mas sol aparece no decorrer da quarta-feira em MS
Neblina apareceu com força na cidade
Clima
Neblina toma conta de Campo Grande e 'friozinho' reaparece de vez nesta segunda
Tempo amanheceu levemente nublado
Clima
Chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas chegam a MS neste domingo
Tempo amanheceu nublado
Clima
Frente fria dá sinais e chuvas retornam deixando tempo instável em MS no sábado
Ele vai voltar! Frio 'bate à porta' e MS deve ter máxima de 12ºC
Clima
Ele vai voltar! Frio 'bate à porta' e MS deve ter máxima de 12ºC
Tempo amanheceu ensolarado
Clima
Frente fria se aproxima de MS, mas sexta-feira ainda é de calor

Mais Lidas

Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
Indivíduos foram presos pela DHPP
Polícia
Assassinos de Moraci são presos quatro meses após execução nas Moreninhas
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Polícia
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande
Justiça
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande