O Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (CEC) publicou nesta terça-feira (5), no Diário Oficial da União, a Resolução CEC nº 11, autorizando formalmente o Ministério das Relações Exteriores a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A medida visa contestar tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, consideradas possivelmente incompatíveis com as regras do comércio internacional.
A decisão foi tomada com base nas atribuições conferidas pelo Decreto nº 11.428/2023 e leva em consideração os compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito da Ata Final da Rodada Uruguai do GATT, de 1994 — um marco nas negociações multilaterais de comércio que resultou na criação da OMC.
Com essa autorização, o Brasil poderá apresentar uma reclamação formal junto à OMC, iniciando o processo que pode envolver consultas, formação de painel de especialistas e possível apelação. O objetivo é buscar a eliminação ou modificação das tarifas norte-americanas que afetem negativamente as exportações brasileiras, garantindo o respeito aos princípios do livre comércio e da equidade no sistema multilateral.
A resolução entrou em vigor na data de sua publicação e foi assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na qualidade de presidente do Conselho Estratégico da Câmara do Comércio Exterior (Camex).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Água Clara registra mais de 100 mm de chuva e lidera acumulados em MS

Semana começa com tempo instável e meteorologia volta a falar de chuva para MS

Domingo será de calorão, mas previsão não descarta chances de tempestades em MS

Fim de semana começa com tempo estável e previsão de calor em MS

Sexta-feira será quente e promete ter calor de 36°C em Mato Grosso do Sul

Capital registra queda de 63% nas notificações de dengue após implantação do Método Wolbachia

Calor volta a ficar mais intenso nesta quinta e chuvas ficam longe de MS

Meteorologia reforça instabilidade e mantém expectativa de chuvas para MS

Com tempo instável nesta terça, frente fria abre espaço para temporais em MS


Prédio principal da Organização Mundial do Comércio em Genebra, Suiça (OMC)



