Para quem achou que os 50° registrados ontem em Corumbá tinha sido o limite do calor extremo em Mato Grosso do Sul, se enganou. Ainda na segunda-feira (25), o mesmo termômetro do município marcou nada mais nada menos do que 55°C. O recorde de calor tem sido batido nas últimas semanas em Mato Grosso do Sul, com temperaturas que passam dos 40° na maioria das cidades.
O meteorologista Natálio Abrão explicou que entre os dias 10 e 21 de outubro, o calor deve ser mais extremo do que o registrado nos últimos dias. “Parece que essas temperaturas são o limite das temperaturas máximas, mas acreditem, o pior está por vir”, disse à reportagem do JD1.
O especialista também afirmou que, há previsão de temporais para o próximo mês. "Apesar das temperaturas muito elevadas, nós também teremos chuvas, que quando vierem, virão acompanhadas de raios, rajadas de ventos, descargas elétricas, que também podem contribuir para danos material e em pessoas", concluiu
Sobre a temperatura registrada em Corumbá, a engenheira sanitarista, ambiental e florestal, Dóris Garisto Lins, explicou que, não necessariamente essa era a temperatura do momento na cidade, mas pode ter chegado perto. “O calor do asfalto e da estrutura metálica do termômetro podem ter influenciado para esse número tão alto, mas a realidade não deve fugir de um número um pouco mais baixo, mas aproximado”, disse ao JD1 Notícias.
Conforme o Inmet, no fim de semana, outros municípios do interior do Estado também ultrapassaram os 40ºC. As maiores temperaturas registradas no sábado foram em Água Clara, com 42,2°C, e Porto Murtinho, com 42°C. Três Lagoas registrou 41,5°C, enquanto Paranaíba chegou a 41,2°C e Coxim marcou 40,4°C. Ainda durante esta semana, as temperaturas podem subir.
Cabe ressaltar que, a intensidade do calor acende o alerta para os cuidados com a saúde, como manter a hidratação, utilizar protetor solar e evitar se exercitar nos horários que geralmente são mais quentes.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Previsão é de chuva intensa e tempestades para este sábado no MS

Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento

Mesmo com risco de chuva, MS pode ter máxima de até 35°C nesta sexta-feira

Quinta-feira terá sol, mas também chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul

Sol reaparece nesta quarta, mas possibilidade de chuva se mantém em MS

Chuva não deve dar trégua nesta terça e risco de tempestade aumenta em MS

Água Clara registra mais de 100 mm de chuva e lidera acumulados em MS

Semana começa com tempo instável e meteorologia volta a falar de chuva para MS

Domingo será de calorão, mas previsão não descarta chances de tempestades em MS


Termômetro na avenida Porto Carrero marcou 55ºC nesta terça-feira 



