O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo e perigo potencial de tempestade para Mato Grosso do Sul, com validade entre a manhã desta segunda-feira (15) e a manhã de terça-feira (16). Os avisos indicam a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em diferentes regiões do Estado.
De acordo com o Inmet, o alerta de perigo potencial prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e eventual queda de granizo.
Já o alerta de perigo indica condições mais severas, com volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e maior probabilidade de granizo. Nessas áreas, o risco de danos aumenta, incluindo cortes de energia, queda de árvores, prejuízos à agricultura e alagamentos.
Em Mato Grosso do Sul, as áreas sob alerta incluem regiões do leste, sudoeste, centro-norte e Pantanais sul-mato-grossenses, além de partes do centro-sul do Estado. O Inmet recomenda atenção redobrada principalmente em áreas urbanas suscetíveis a alagamentos.
Orientações
Entre as orientações à população estão evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos eletrônicos da tomada. Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Os alertas podem ser atualizados conforme a evolução das condições meteorológicas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

CCJ vê contradições entre PL da Dosimetria e projeto antifacção

Semana começa com misto de calor intenso e possibilidade de chuva em MS

Previsão é de chuva intensa e tempestades para este sábado no MS

Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento

Mesmo com risco de chuva, MS pode ter máxima de até 35°C nesta sexta-feira

Quinta-feira terá sol, mas também chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul

Sol reaparece nesta quarta, mas possibilidade de chuva se mantém em MS

Chuva não deve dar trégua nesta terça e risco de tempestade aumenta em MS

Água Clara registra mais de 100 mm de chuva e lidera acumulados em MS


Tempo nublado (Sarah Chaves/JD1)



