Campo Grande completa mais um aniversário nesta terça-feira (26) e em meio a isso, cresce a presença de animais de estimação na cidade.
Dados do censo de 2023 estimam 287.768 pets na Capital, entre cães e gatos, um aumento de 39,25% em relação a 2015. Esse crescimento evidencia a necessidade de regulamentações e cuidados no convívio em espaços públicos. Segundo a Fundação Municipal de Esporte (Funesp), o acesso de cães a parques e praças é permitido mediante regras estabelecidas pela Portaria nº 02/2022.
Os animais devem estar vacinados, acompanhados por maiores de 18 anos e mantidos na guia. Raças como Pit Bull, Rottweiler, Dobermann e Mastim Napolitano podem frequentar os espaços, desde que utilizem enforcador e focinheira. Contudo, existem restrições: cães não podem circular em campos gramados, quadras poliesportivas, arenas de areia, pistas de atletismo e parques infantis, e os tutores devem recolher os dejetos dos animais.
Os shoppings de Campo Grande também se adaptaram à presença de pets. Alguns permitem apenas cães de pequeno porte, outros exigem transporte em bolsas ou guias curtas, e há estabelecimentos que oferecem pontos de hidratação e áreas de descanso para os animais.
Mais do que regras, especialistas reforçam que bom senso dos tutores é essencial. Animais agressivos ou medrosos devem passear com coleira e, se necessário, focinheira, evitando riscos a outros pets e pessoas.
A vacinação em dia, incluindo antirrábica e polivalente, é fundamental para prevenir doenças como cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose e leptospirose.
Iandara Schettert Silva, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Estácio Campo Grande, reforça a importância desses cuidados: “O passeio é um momento de lazer, mas também de responsabilidade. Manter o cão na guia, cuidar da vacinação e observar o comportamento do animal são atitudes que evitam problemas de saúde e de convivência. É o bom senso do tutor que garante a segurança de todos.”
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Café puro pode diminuir risco de morte, afirmam pesquisadores

Peregrinação leva fiéis de Campo Grande para Terenos no '26º Caminho de Santo Antônio'

Feira Central abre inscrições para oficina gratuita de musicalização infantil

VÍDEO: Fã da PM, dona Iraci recebe surpresa de militares no aniversário em Três Lagoas

Frei Gilson reúne fiéis em celebração de 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Para encarar férias escolares, psiquiatra alerta: "Autocuidado é sobrevivência e não luxo"

Abertura do Natal dos Sonhos reúne famílias na Praça Ary Coelho

Após 18 dias na Capital, família assaltada na Bolívia finalmente consegue voltar para casa

Vitinho Park e atrações natalinas animam o fim de semana na Capital








