O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), anunciou a criação do Registro Geral Animal (RGA).
A nova ferramenta, disponível gratuitamente pela plataforma Gov.br, substitui o modelo anterior, que exigia o registro em cartório mediante o pagamento de taxas, conforme a Lei Estadual nº 2.990/2005.
A digitalização do processo torna o cadastro de animais de estimação mais acessível, eliminando barreiras burocráticas e financeiras.
Segundo Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, a iniciativa trará benefícios diretos para a saúde pública e o bem-estar animal. “O cadastro facilitará o controle de doenças e contribuirá para uma melhor gestão da saúde animal no estado. Permitirá, por exemplo, identificar rapidamente surtos de doenças e adotar medidas preventivas em regiões onde a convivência com animais é intensa”, afirmou.
O RGA também será um importante aliado no combate aos maus-tratos e ao abandono de animais. A vinculação do animal ao tutor por meio de um documento oficial permitirá rastrear casos de negligência com maior precisão, além de gerar dados sobre a população de cães e gatos no Estado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cerveja + ciência? Capital recebe maior festival científico do mundo; confira

Samba no pé: Feijoada Tamojunto celebra 10 anos com show do grupo Clareou

Capital lança campanha por presentes seguros no Dia das Mães

Restaurante de Bonito entra no Top 100 de melhores do país

3º Festival do Hambúrguer celebra Dia do Hambúrguer e da Batata Frita na Cidade do Natal

Autor lança obra que resgata afetos e histórias de Miranda em manhã de autógrafos

Após morte do Papa Francisco, filme "Conclave" ganha relevância; saiba onde assistir

Campanha de Páscoa arrecada quase mil caixas de chocolates para instituições beneficente

JD1TV: Primeira mulher na presidência da Associação Nipo Brasileira aposta na cultura
