Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Cultura

Ator brasileiro de 'Game of Thrones' diz que só assiste às próprias cenas

19 maio 2014 - 11h31Via G1
Quem assiste aos episódios da quarta temporada de "Game of Thrones" em um canal de TV a cabo norte-americano não imagina que um dos rostos da série é de um brasileiro, nascido em Ribeirão Preto (SP). No ar desde a primeira temporada, Lino Schmidek Facioli conta que se mudou para o Reino Unido quando tinha quatros anos de idade. Atualmente, com 13, tem um papel de destaque no seriado, mas revela que só assiste às cenas em que atua. A orientação foi feita pelos pais, por se tratar de uma série imprópria para a idade do jovem - a indicação é para maiores de 18 anos. "Acabo descobrindo o que acontece pela minha família e meus amigos."

Facioli interpreta o adolescente problemático Robin Arryn, herdeiro de uma família nobre, e também acabou participando de um dos muitos episódios polêmicos de "Game of Thrones". Na cena, o personagem vivido por ele mama no seio da mãe, Lysa Arryn, interpretada pela atriz Kate Dickie. O jovem ator revela, no entanto, que foi usada uma prótese nas gravações.

"Acho que o que causa mais problema é o ponto de vista das pessoas sobre o contexto. Quando as pessoas enxergam tudo de forma sexualizada, enxergam incesto e um menino fazendo coisas avançadas para a idade, e não um menino que está mamando. Mesmo que mãe e filho sejam meio louquinhos, não existe malícia na relação", comentou.

O adolescente conta que sempre faz a leitura antecipada dos roteiros com outros integrantes da série e, às vezes, chega a realizar um breve ensaio antes da gravação. Ele diz ainda que não pode tomar muito sol e ganha um reforço da maquiagem para ficar com aparência apática. “Eu não tinha noção de que seria uma produção desse nível, mas acho que, pelo fato de ter entrado desde a primeira temporada, já me senti parte do time e todos sempre foram muito legais."

Maturidade

Facioli conta ainda que apesar do sucesso da série, só assiste às cenas em que atua. São os pais que o orientam nesse sentido porque, mesmo confiando na maturidade do jovem, preferem acatar a indicação etária do seriado. A mãe, Claudia Schmidek, diz que o adolescente sempre foi muito responsável, característica fundamental para que fosse escolhido para a série aos 11 anos de idade, mas prefere respeitar o desenvolvimento do filho.

"Não vemos necessidade de bombardeá-lo com filmes, séries de tv, etc., impróprios para ele, sendo que existem tantos outros que são adequados e bacanas também. Não vemos porquê acelerar o processo. Claro que, de tempos em tempos, essas decisões têm que ser revistas, então estamos renegociando a questão", diz.

Raízes brasileiras
Por ser muito jovem quando se mudou para a Europa, Facioli diz que tem poucas recordações da infância em Ribeirão Preto, onde nasceu, e não se lembra de ter sofrido com a adaptação ao novo país, apesar da drástica mudança climática. "Eu gostava de brincar com as outras crianças, escalar árvores, pular na piscina, essas coisas", afirma o ator, que retornou ao Brasil para gravar o longa "O menino do espelho", que será lançado em junho. "Estou sempre de passagem pela minha terra natal e me sinto muito à vontade."

Carreira
O primeiro trabalho profissional como ator aconteceu em 2010, quando participou do curta-metragem britânico "Awfully Deep", escrito e dirigido pelo brasileiro Daniel Florêncio, que mora em Londres e é amigo dos pais de Facioli. No mesmo ano, ainda integrou o elenco de "O pior trabalho do mundo", atuando como filho do ator inglês Russel Brand. O talento para a interpretação, porém, surgiu muito antes.

"Na escola primária, uma professora ficou um pouco preocupada e conversou com a minha mãe, porque eu fiquei chorando quando alguém matou o meu cachorro imaginário. Sempre fui meio dramático, no sentido de gostar de vivenciar as emoções", relembra o jovem, afirmando que foi matriculado pelos pais na escola de teatro aos sete anos.

Em junho, Facioli estreia nas telas dos cinemas nacionais, protagonizando o longa "O menino do espelho", em que viverá Fernando e Odnanref, seu reflexo, ao lado de nomes reconhecidos na teledramaturgia brasileira, como Mateus Solano e Regiane Alves. "Fiz um teste por skype e, em seguida, me chamaram para um teste no Brasil. Quando eu vi, já estávamos filmando. Foi uma experiência muito boa e estou super ansioso para a estreia."

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Cultura
Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Ney Matogrosso
Cultura
Ney Matogrosso traz turnê 'Meu Bloco na Rua' para Campo Grande em novembro
Dançando a Melhor Idade
Cultura
60+ ativo! Projeto oferece oficina gratuita de dança na Capital
Toni Garrido
Cultura
Em maio, Toni Garrido será a próxima atração do 'MS Ao Vivo'
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Cultura
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Gabriel Chiad
Cultura
JD1TV - "Bom para dançar coladinho": Gabriel Chiad fala sobre 'forronejo' na Capital
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Cultura
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Grupo Falamansa
Cultura
'MS ao Vivo' terá show de forró com Falamansa neste domingo na Capital
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Cultura
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Artistas já confirmados no Festival de Inverno de Bonito de 2024
Cultura
Festival de Inverno de Bonito 2024: veja atrações já confirmadas

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria