Menu
Menu
Busca quarta, 19 de junho de 2024
Prefeitura Refis Junho24
Cultura

Bandeira de MS é "repaginada" por artista na internet

O carioca Gustavo Almeida, de 19 anos, fez uso das referências do Estado para criar uma personagem Sul-mato-grossense

25 outubro 2022 - 13h43Brenda Leitte    atualizado em 25/10/2022 às 14h02

 

Mato Grosso do Sul de uma forma que você nunca viu. É isso que o jovem Gustavo Almeida, de 19 anos, conhecido como 'gg2almeida' entregou com sua arte inspirada no Estado. Imaginando bandeiras dos estados do Brasil como personagens de luta, o jovem artista do Rio de Janeiro tem viralizado no Twitter, após unir as referências de cada estado e suas bandeiras, em desenhos.

Tudo começou no início de setembro deste ano, com a ideia de um amigo. "O projeto começou com a ideia de um amigo meu, na verdade. Ele fez uma personagem inspirada na bandeira do estado dele. Vendo isso, tive a ideia de fazer a minha também", contou ele ao JD1.

O artista carioca Gustavo Almeida, de 19 anos

Com inspirações de outras culturas, dos demais estados brasileiros, Gustavo decidiu então dar continuidade ao projeto, ressaltando as principais características de outras regiões do país. "O projeto é algo mais bobo do que parece. Só quero que o pessoal se divirta vendo as artes e pesquem algumas referências. Quero que as mentes trabalhem, buscando as coisas que tem no seu estado, associando elas a arte que faço", destacou.

Como dito por ele, tudo no desenho tem um significado, ou seja, tudo tem um motivo e um contexto por trás de cada detalhe. Explicando sobre a personagem feita de MS, Gustavo começou dizendo sobre as características da mulher. "MS é representada por uma Mulher que é uma mistura da Arara Azul com o Tuiuiú. Junto de sua Capivara Cavalo, ou capivalo, eles dois "odeiam" MT, pois ele roubou um item lendário da sua raça: o Tereré. Com isso, vão fazer de tudo para recuperar", explicou. "A pose foi pensando nos “índios cavaleiros” que foram essenciais para a guerra, pois sabiam passagens secretas, o que ajudou o Brasil a ganhar. As tiras do braço também vieram deles. Já as fitinhas na perna da capivara, representam o Paraguai".

Até a ponta da flecha não é por acaso, ela faz referência ao Obelisco do Porto, que fica em Cuiabá - monumento inaugurado para celebrar o aniversário da cidade, sendo um presente dado por Corumbá, como forma de agradecer pelas intensas transações comerciais com a capital mato-grossense. Relacionando os dois estados, afinal, no passado era apenas um, o artista ainda deixou um "spoiler" para os seguidores. "O fato da capivalo não ter uma perna, vocês vão descobrir na próxima arte, que será de Mato Grosso. E o dedo no colar dela, pertence ao MT".

Questionado sobre suas fontes de inspiração, Gustavo contou que no início do projeto as ideias eram 100% dele, contudo, com o grande envolvimento dos internautas, as referências passaram a ser enviadas por seguidores, que estavam ansiosos para verem o desenho de seus estados. "Agora a galera está muito engajada, então atualmente, digamos que tem sido 70% ajuda do público, e 30% eu com minhas pesquisas. As pessoas foram vendo, e pedindo para eu fazer a do estado delas. Admito que me surpreendi com toda essa repercussão. Os primeiros desenhos eram tão simples, depois foi aperfeiçoando mais e fui ficando cada vez mais empolgado, a ideia só cresceu", ressaltou ele.

Mato Grosso do Sul foi o 25º estado a ser desenhado por ele, em sequência vem Mato Grosso, e logo após será a vez de São Paulo ser "repaginado". "No momento estou postando a cada 3 dias. A galera do MT pode ficar tranquila que, provavelmente, essa semana ainda a arte deles vem com tudo", garantiu o artista.

Os demais personagens dos estados brasileiros já desenhados por Gustavo, estão no seu perfil do Twitter e também do Instagram.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cantor Sandim no JD1
Cultura
JD1TV: "É um veículo de transformação social e humana", diz Sandim sobre reggae
Paul Cabannes
Cultura
'Alma de brasileiro': Paul Cabannes fará stand-up em Campo Grande dia 29 de junho
Edição de 2024
Cultura
Arraial de Santo Antônio da Capital reuniu mais de 35 mil pessoas em 5 dias de festas
Dieguinho
Cultura
JD1TV: Nascido na Capital, Dieguinho decidiu seguir carreira no pagode após conhecer pandeiro
22º Arraial de Santo Antônio na Capital
Cultura
22º Arraial de Santo Antônio começa hoje em Campo Grande
Som da Concha
Cultura
Som da Concha volta no domingo com o projeto Fronteira Guarani
"Em Cantos"; Marta Cel se apresenta na Estação Cultural nesta quinta-feira
Cultura
"Em Cantos"; Marta Cel se apresenta na Estação Cultural nesta quinta-feira
"Como Salvar Um Casamento": Nany People trará monólogo para Campo Grande em junho
Cultura
"Como Salvar Um Casamento": Nany People trará monólogo para Campo Grande em junho
Concurso literário que dará R$ 20 mil em prêmio está com inscrições abertas
Cultura
Concurso literário que dará R$ 20 mil em prêmio está com inscrições abertas
Felipe e Rafael
Cultura
JD1TV: A dupla 'Felipe e Rafael' surgiu em 2021 e agora busca identidade própria

Mais Lidas

Inverno 2024
Clima
Inverno começa nesta semana e deve ter temperaturas acima da média em 2024
Menina fez o jogo e guardou o bilhete em casa
Geral
50 milhões! Criança acerta números da Mega-Sena, mas pais esquecem de pagar aposta
Sol raiou em Campo Grande
Clima
Tempo seco breca chegada de frente fria e calor se mantém nesta terça em MS
Breno Souza Firmino, de apenas 16 anos, atuava como volante na equipe SUB-17 da Portuguesa
Polícia
Adolescente de time de MS morre na Capital