Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Cultura

Brasil será homenageado em festival de teatro em Bogotá

01 abril 2014 - 22h44Via Agência Brasil
Começa na próxima sexta-feira (4) a 14ª edição do Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá (Fitb) tendo o Brasil como homenageado. Nesta condição, o país irá apresentar sete peças na capital colombiana, além de levar textos de outras 14 peças de autores brasileiros para serem dramatizadas por atores daquele país.

Os brasileiros vão se juntar a mais de 3 mil artistas de 25 países. Feito a cada dois anos desde 1988, o Fitb já recebeu companhias de 50 países. A última edição teve um público de 2,8 milhões de pessoas. Para este ano, são esperados 3 milhões de espectadores.

O público terá a oportunidade de assistir Gonzagão - A Lenda, de João Falcão, que abrirá a programação, no dia 4; Maravilhoso, de Diogo Liberano; Till - A Saga de um Herói Morto, do grupo Galpão; O Jardim, de Leonardo Moreira; e Amores Surdos, de Grace Passô, além das montagens de Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, e de Dama do Mar, adaptação de Susan Sontag.

“Eu considero uma oportunidade excepcional na história do nosso teatro. Encenar sete peças em um festival considerado importantíssimo no mundo e levar 14 textos de autores brasileiros para encenação de atores locais é excepcional pra nós”, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy, à Agência Brasil. Ela estará presente na abertura do festival. As cinco peças tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério das Relações Exteriores, enquanto as duas montagens são do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Além do intercâmbio cultural a que os artistas serão expostos, Marta também ressaltou a importância de mostrar outras faces da cultura brasileira. “Nesse ano de Copa do Mundo, nós temos que mostrar que além das belezas do samba, carnaval e futebol, temos também uma diversidade cultural muito grande. Podemos mostrar nossa complexidade, nossa diversidade dramática e permitir que nossos autores sejam conhecidos e conhecerem outros autores”.

Além do teatro, o Fitb apresenta mostras de dança, circo, música, dentre outras atrações que ocorrem simultaneamente nas salas e ruas de Bogotá. O festival promete mobilizar a cidade, ocupando 30 salas de teatro, 11 locais na cidade, três parques, além de trazer 70 eventos acadêmicos. Mestres de artes cênicas dos cinco continentes vão ministrar oficinas e conferências nos 17 dias de festival.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Polícia
Operação manda mais 580 pessoas pra casa após toque de recolher
Educação
Audiência pública aponta que não há condições para volta às aulas na Capital
Polícia
Idoso é encontrado morto em valeta
Geral
Governo da início ao processo de licitação para restauração do Centro Cultural José Octávio Guizzo