O movimento cineclubista de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Fundação Estadual de Cultura (FCMS), realiza o 1º Encontro Estadual de Cineclubes de Mato Grosso do Sul. O evento será no dia 08 de agosto, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). O presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), Eduardo Paes Aguiar, estará presente em Campo Grande para mediar os debates do encontro.
O evento entra para a história do movimento cineclubista sul-mato-grossense por ser o primeiro realizado no Estado, ao mesmo tempo em que demonstra a expansão e o fortalecimento desse meio em Mato Grosso do Sul.
O cineclube é um espaço cultural que se preocupa em promover a formação crítica do público por meio da exibição de filmes – preferencialmente aqueles que se encontram fora do circuito comercial – seguida por debates. Nos últimos anos, algumas leis nacionais foram criadas visando o aumento desta prática em todo o País, tais como a Lei 13.006, que prevê a obrigatoriedade da exibição de duas horas mensais de filmes brasileiros nas escolas e a meta 30 do Plano Nacional de Cultura, que prevê alcançar 37% dos municípios brasileiros com cineclubes.
Para além de um diálogo com a diretoria do movimento nacional, o foco do encontro será pautado na organização de demandas deste segmento cultural para a sua respectiva inclusão no Plano Setorial de Audiovisual – lei que se encontra em fase de desenvolvimento e que orientará as políticas públicas culturais relacionadas ao audiovisual do estado pelos próximos 10 anos.
Representantes cineclubistas de cidades como Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Corumbá já confirmaram participação no evento.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com mais um dia de festa, Festival de Inverno de Bonito acontecerá em agosto

Com mais de 150 artesãos, feira "Mãos que Criam" inicia hoje na Capital

Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da Família" nos Altos da Afonso Pena

Cerca de 82% da população voltou a frequentar os cinemas em 2022

JD1TV: Gabriel Sater em fala exclusiva ao JD1

Novo espaço do Bioparque permite que deficientes visuais toquem em plantas e animais

Casa do Artesão reabre ao público neste domingo com shows e homenagens

Comemorando seus 28 anos, O Bando do Velho Jack se apresenta neste sábado na Capital

Bocas de lobo entupidas, saiba como proceder
