Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Cultura

Começa nesta segunda-feira Mostra Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som

13 outubro 2014 - 10h11Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de MS exibe de 13 a 17 de outubro (segunda a sexta), sempre às 19 horas, no MIS, a Mostra Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som. São apresentados filmes que revelam o panorama do cinema sul-mato-grossense, sempre com entrada franca.

A mostra faz parte do projeto CineMIS do Museu da Imagem e do Som e homenageia os 37 anos do estado. São exibidos ao público desde obras e produções recentes a importantes filmes que compõem o rico e multifacetado patrimônio sociocultural de MS. A abertura conta ainda com o lançamento do livro “O Coringa do Cinema”, de Matheus Trunk.

Os filmes refletem como o cinema retratou o estado ao longo do tempo. O curador Airton Raes escolheu obras das décadas de 60, 70 e 80 e também de cinematografia mais recente. As mais antigas são “Selva Trágica”(1963), de Roberto Fárias, “Caçada Sangrenta” (1974), de Ozualdo Candeias e “Comitiva Esperança” (1985), de Wagner Carvalho.

Já as obras da cinematografia mais recente são das décadas de 2000 e de 2010. São os casos dos filmes “500 Almas” (2004), de Joel Pizzini, “A Academia” (2013), de Daniele Girelli, “Smile” (2013), de Camila Machado e Steffany Santos, “Redhookers” (2013), de Larissa Anzoategui, “À mesa – Campo Grande de Culturas” (2014) e “Portas” (2014), de José Roberto Bastos.

Segundo Raes, a mostra resgata filmes que retratam as mais diversas facetas de Mato Grosso do Sul, destacando a sua diversidade e composição. “Caçada Sangrenta mostra as paisagens do sul de um Mato Grosso ainda uno. Selva Trágica mostra os dramas vividos pelos trabalhadores nas fazendas de erva-mate. Também temos a sensibilidade de Joel Pizzini em um filme ensaio sobre os índios Guatós. Já o último dia da mostra é destinado aos jovens realizadores que apresentam um novo olhar”.

Lançamento de Livro
“O Coringa do Cinema”, escrito por Matheus Trunk, será lançado hoje (13), às 19 horas. O livro trata da história de Vergílio Roveda, que trabalhou em várias funções dentro do cinema brasileiro: eletricista, assistente de câmera, produtor e diretor de fotografia. Atuou com diversos profissionais de renome como David Cardoso, José Mojica Marins (Zé do Caixão), Mazzaropi e Ozualdo Candeias.

Roveda esteve presente na produção de 50 longas-metragens nacionais nas mais variadas funções, um autêntico coringa da nossa cinematografia. O livro acaba sendo um resgate de parte importante do cinema paulista e brasileiro. A publicação conta com prefácio do jornalista e dramaturgo Leonardo Fuhrmann e orelha do escritor e pesquisador Caio Silveira Ramos.

Clique aqui e confira a programação do CineMIS.

Serviço

As exibições acontecem de segunda a sexta-feira e são gratuitas, sempre às 19 horas. A entrada é franca. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para mais informações sobre a programação do museu, acesse www.mis.ms.gov.br. Entre em contato com o MIS pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9178.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ana Paula Valadão se apresenta com repertório natalino
Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina
Adriel Santos, é percussionista, baterista e engenheiro de áudio autodidata
Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'
Lobão é um dos confirmados para o evento
Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro
Neste sábado, o clima de Natal toma conta de Campo Grande
Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado
Evento acontecerá a partir das 16h
Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão
Foto: Daniel Reino/Setesc
Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025
As propostas poderão ser enviadas até 7h44 do dia 18 de dezembro de 2025
Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital
Sidney Magal
Cultura
Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande
Cultura
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande
Ainda dá tempo: Burger Fest com receitas exclusivas encerra neste fim de semana
Cultura
Ainda dá tempo: Burger Fest com receitas exclusivas encerra neste fim de semana

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira