Sobá, espetinho e arroz carreteiro disputam o concurso que decidirá qual é o prato típico de Campo Grande. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o concurso foi lançado dia 21 de outubro de 2017 e encerra no próximo domingo (21).
A ideia nasceu a partir da necessidade de valorizar a identidade gastronômica local, visto que o segmento é prioritário, conforme estabelece o Plano Municipal de Turismo de Campo Grande.
Foram realizadas diversas reuniões com escolas de gastronomia, universidades, historiadores e profissionais da área, e após estudos foi consenso que os pratos citados deveriam ser o três finalistas, principalmente por ter um dos principais produtos consumidos na Capital; a carne bovina.
A culinária regional representa a cultura e a população local. “Notamos que a carne bovina é o alimento mais consumido pelos moradores da cidade, os organizadores do evento escolheram os três pratos concorrentes”, relata Juliane Salvadori, Superintendente de Turismo da Sectur.
O arroz carreteiro vem acompanhado com ovo e mandioca fritos. Já o espetinho vem com arroz branco, vinagrete e mandioca cozida. O Sobá, que adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio do decreto municipal n° 9.685, de 18 de julho de 2006, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), composto por macarrão servido com carne bovina, cebolinha e omelete em tiras.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Feiras, cultura e Museu do Videogame movimentam o fim de semana na Capital

Pantanal está entre os destinos imperdíveis para 2026 na PlanetaEXO; confira lista

O Agente Secreto ganha nos EUA prêmio de melhor filme estrangeiro

Rio sobe repentinamente e Corpo de Bombeiros resgata 44 turistas na Serra da Bodoquena

Agenda cultural tem rock nacional, feiras criativas e noite eletrônica na Capital

Procurando diversão nas férias? Shopping reúne opções de lazer para toda a família; confira

Primeiro fim de semana de 2026 tem hip hop, rock, festas e feiras culturais na Capital

Rapper indígena Guarani Kaiowá lança clipe com estética digital e VFX

Não sabe onde passar o Réveillon? Capital tem opções para todos os estilos na virada para 2026






