Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Cultura

Espaço da Poesia celebra cultura indígena com música, dança e literatura

23 abril 2014 - 10h39Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (25 de abril), a partir das 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania uma nova edição do Espaço da Poesia, que celebra o Dia do Índio, comemorado no último dia 19. A entrada é franca.

O Coral da Fundação de Cultura abre a programação com clássicos da música nacional e sul-mato-grossense. O grupo tem como objetivo incentivar servidores e membros da comunidade à prática do canto coral e também representa um meio de socialização. Conta com 35 coralistas entre servidores da FCMS e comunidade em geral. Tem como regente o maestro Orion Cruz e na coordenação a servidora Isolina Saraiva Nantes.

A sequência do “Espaço” é de contação de histórias, com a arte educadora Rose Borges e lançamentos de livros. “Vida Nova”, primeiro livro de Jânder Baltazar Rodrigues, é uma compilação de poesias, desenhos e contos que se produziram no decorrer dos anos de 2009 e 2010. O título, simples e discreto, pretende indicar o matiz inaugural, bem como a leveza presente no ato criativo de tais versos.

Jânder Baltazar Rodrigues nasceu em 1992 em Campo Grande e possui graduação em Letras/Inglês. Atualmente é mestrando em Historiografia Literária pela UEMS. Por duas vezes, em 2010 e 2012, foi premiado pela UBE - MS (União Brasileira de Escritores) na Noite Nacional da Poesia, onde concorreu com os poemas ‘O Espantalho’ (incluído neste volume) e ‘Nova Aliança’.

Já o livro "Primeiro", de Rangel Castilho, apresenta impressões universais traduzidas ou filtradas pelo olhar de quem vive no Pantanal de comitivas e pescadores, desse bioma que incute em quem nele vive o aceitar do tempo, a sapiência dos pajés e dos peões que isolados da dita civilização aprendem com a natureza a resposta para tudo, ou quase tudo.

Rangel Castilho é sul-mato-grossense, músico, poeta e pantaneiro. Participa de blogs, sítios culturais, festivais, mostras e coletâneas, entre elas a Revista “Anastarte” e “Horizontes Possíveis”, da cidade de Anastácio. Como pesquisador publicou artigos culturais em veículos de comunicação brasileiros e portugueses e no jornal “O Pantaneiro”, onde registrou os 100 anos de história da música em Aquidauana.

O colorido e a cultura indígena estarão presentes também na apresentação da “Dança Palaxo”, coreografia inspirada na arte dos índios sul-mato-grossenses executada por alunos da Escola Municipal Sullivan Silvestre de Oliveira, que faz parte do loteamento Marçal de Souza, na Aldeia Urbana de Campo Grande.

A Banda Exivá encerra as atividades desta edição do Espaço da Poesia com muita música e inspiração. Criado em 1996 na Aldeia Indígena Lagoinha, de Aquidauana, o grupo é formado por cinco indígenas que estudaram música em Goiânia. O repertório é formado de músicas de própria autoria na língua materna, além de canções tradicionais de Mato Grosso Sul.

O nome da banda - coordenada por Itamar Jorge Terena, graduando do Curso de Letras da UFMS e professor de língua materna na Escola Municipal Sullivan Silvestre - faz referência à fundação da primeira aldeia dos Terena quando da penetração dos ancestrais no território sul-mato-grossense.

A apresentação da banda Exivá no Espaço da Poesia é uma grande oportunidade para o público conhecer e apreciar algumas músicas na língua terena e outras regionais, dentre elas “HanaitiUnain”, “Mbokexá Ra Pokée”, “Kikiô”, de Geraldo Spindola, “Kanancioê”, do Grupo Acaba, “Trem do Pantanal”, de Almir Sater, dentre outras.

Durante o Espaço da Poesia haverá também exposição de artesanato indígena, decoração especial em homenagem ao Dia Nacional do Livro infantil (celebrado em 18 de abril) e uma exposição de quadros do artista plástico Pedro Guilherme.

Serviço
O Espaço da Poesia acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Cidade
Prefeitura libera apresentação de artistas de outros estados, na capital
Geral
Sexta-feira terá live de Gusttavo Lima e Daniel, Duda Beat e Nando Reis
Cidade
Mais de 5 mil aulas para 1º CNH foram realizadas de forma online em MS
Política
Chapa do PSDB quer “dar voz” a sociedade