Menu
Menu
Busca quarta, 15 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Cultura

Espaço da Poesia celebra cultura indígena com música, dança e literatura

23 abril 2014 - 10h39Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (25 de abril), a partir das 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania uma nova edição do Espaço da Poesia, que celebra o Dia do Índio, comemorado no último dia 19. A entrada é franca.

O Coral da Fundação de Cultura abre a programação com clássicos da música nacional e sul-mato-grossense. O grupo tem como objetivo incentivar servidores e membros da comunidade à prática do canto coral e também representa um meio de socialização. Conta com 35 coralistas entre servidores da FCMS e comunidade em geral. Tem como regente o maestro Orion Cruz e na coordenação a servidora Isolina Saraiva Nantes.

A sequência do “Espaço” é de contação de histórias, com a arte educadora Rose Borges e lançamentos de livros. “Vida Nova”, primeiro livro de Jânder Baltazar Rodrigues, é uma compilação de poesias, desenhos e contos que se produziram no decorrer dos anos de 2009 e 2010. O título, simples e discreto, pretende indicar o matiz inaugural, bem como a leveza presente no ato criativo de tais versos.

Jânder Baltazar Rodrigues nasceu em 1992 em Campo Grande e possui graduação em Letras/Inglês. Atualmente é mestrando em Historiografia Literária pela UEMS. Por duas vezes, em 2010 e 2012, foi premiado pela UBE - MS (União Brasileira de Escritores) na Noite Nacional da Poesia, onde concorreu com os poemas ‘O Espantalho’ (incluído neste volume) e ‘Nova Aliança’.

Já o livro "Primeiro", de Rangel Castilho, apresenta impressões universais traduzidas ou filtradas pelo olhar de quem vive no Pantanal de comitivas e pescadores, desse bioma que incute em quem nele vive o aceitar do tempo, a sapiência dos pajés e dos peões que isolados da dita civilização aprendem com a natureza a resposta para tudo, ou quase tudo.

Rangel Castilho é sul-mato-grossense, músico, poeta e pantaneiro. Participa de blogs, sítios culturais, festivais, mostras e coletâneas, entre elas a Revista “Anastarte” e “Horizontes Possíveis”, da cidade de Anastácio. Como pesquisador publicou artigos culturais em veículos de comunicação brasileiros e portugueses e no jornal “O Pantaneiro”, onde registrou os 100 anos de história da música em Aquidauana.

O colorido e a cultura indígena estarão presentes também na apresentação da “Dança Palaxo”, coreografia inspirada na arte dos índios sul-mato-grossenses executada por alunos da Escola Municipal Sullivan Silvestre de Oliveira, que faz parte do loteamento Marçal de Souza, na Aldeia Urbana de Campo Grande.

A Banda Exivá encerra as atividades desta edição do Espaço da Poesia com muita música e inspiração. Criado em 1996 na Aldeia Indígena Lagoinha, de Aquidauana, o grupo é formado por cinco indígenas que estudaram música em Goiânia. O repertório é formado de músicas de própria autoria na língua materna, além de canções tradicionais de Mato Grosso Sul.

O nome da banda - coordenada por Itamar Jorge Terena, graduando do Curso de Letras da UFMS e professor de língua materna na Escola Municipal Sullivan Silvestre - faz referência à fundação da primeira aldeia dos Terena quando da penetração dos ancestrais no território sul-mato-grossense.

A apresentação da banda Exivá no Espaço da Poesia é uma grande oportunidade para o público conhecer e apreciar algumas músicas na língua terena e outras regionais, dentre elas “HanaitiUnain”, “Mbokexá Ra Pokée”, “Kikiô”, de Geraldo Spindola, “Kanancioê”, do Grupo Acaba, “Trem do Pantanal”, de Almir Sater, dentre outras.

Durante o Espaço da Poesia haverá também exposição de artesanato indígena, decoração especial em homenagem ao Dia Nacional do Livro infantil (celebrado em 18 de abril) e uma exposição de quadros do artista plástico Pedro Guilherme.

Serviço
O Espaço da Poesia acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entre rimas improvisadas e batidas que ecoam histórias, crianças e adolescentes descobrem no rap muito mais do que música.
Cultura
"Da ponte pra cá": Projeto leva oficinas de rap a escolas públicas da Capital
Sesc Teatro Prosa tem dança, cinema, música e teatro infantil em Campo Grande
Cultura
Sesc Teatro Prosa tem dança, cinema, música e teatro infantil em Campo Grande
Expogrande tem aulão gratuito de vanera neste domingo
Cultura
Expogrande tem aulão gratuito de vanera neste domingo
Domingo tem ação beneficente, teatro, feiras e Expogrande na Capital
Cultura
Domingo tem ação beneficente, teatro, feiras e Expogrande na Capital
As oficinas estão sendo realizadas em diferentes instituições da cidade
Cultura
Projeto leva oficinas de dança e espetáculo gratuito para pessoas 60+ em Campo Grande
Oficinas gratuitas de circo abrem vagas em Campo Grande com foco em novos artistas
Cultura
Oficinas gratuitas de circo abrem vagas em Campo Grande com foco em novos artistas
Show gratuito de Daniel e Nany People movimentam o sábado na Capital
Cultura
Show gratuito de Daniel e Nany People movimentam o sábado na Capital
Gusttavo Lima se apresenta hoje durante a Expogrande
Cultura
Gusttavo Lima, Daniel e Nany People são destaques do fim de semana na Capital
"A violência nossa de cada dia", primeira exposição do arquiteto Fernando Castilho como artista visual.
Cultura
Exposição propõe reflexão sobre violências do cotidiano em Campo Grande
Foto: Divulgação
Cultura
Sandra Andrade lança em Campo Grande, livro sobre preservação do Pantanal

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
Geral
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande