Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Cultura

Exposição literária 'Verde é Vida' celebra meio ambiente em junho

29 maio 2014 - 10h30Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre no dia 5 de junho, às 8h30, na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim a Exposição Literária “Verde é Vida”, que durante todo o mês de junho celebrará o meio ambiente através de obras históricas, científicas e fotográficas de grandes autores do Brasil e do mundo.

A mostra contará com livros científicos e fotográficos relativos ao meio ambiente, dentre os quais obras sobre a Amazônia antiga, conhecida como a grande floresta, pulmão do mundo e pátria das águas. Há um trabalho minucioso sobre as águas como fonte essencial de vida, incluindo um mapeamento das águas minerais do Brasil.

Há também belos trabalhos sobre a flora e fauna brasileiras nas fotografias de Araquém Alcântara, como a Amazônia, a Mata Atlântica, a Chapada Diamantina e o Pantanal; Estudos sobre a biodiversidade da mata atlântica, com fragmentos dela no Nordeste e suas bromélias do biólogo José Alves Siqueira Filho e do especialista em direito ambiental, Elton Leme.

Estão incluídos também os parques ecológicos nacionais com a maior biodiversidade do planeta, além dos principais ecossistemas encontrados na natureza brasileira na visão do maior geógrafo do país, Aziz Ab’Sáber e do fotógrafo Luiz Claudio Marigo, do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, paraísos naturais do país como a Serra da Canastra, o caminho das pedras de Itatiaia, a costa dourada dos Corais, a Ilha do Bananal e a Ilha Grande submersa, além da Serra da Bodoquena, de Bonito e do Pantanal, verdadeiros santuários ecológicos, todos em Mato Grosso do Sul.

O encanto das aves brasileiras, verdadeiros berços de vida nas mãos do desenhista e naturalista Tomas Sigrist, do estudo sobre os guarás vermelhos do biólogo Robson Silva e Silva e da visão dos fotógrafos Amaro Luíz Alves e Ricardo Martins sobres as aves do Brasil, os segredos do mundo animal como o muriqui, o maior primata não humano e mamífero endêmico e a diversidade de peixes existente no país e do submerso Brasil oceânico, das serpentes ilhoas e dos anfíbios do Parque de Ibitipoca, em Minas Gerais, também estarão presentes.

Um livro que chama bastante a atenção é Parem de Matar-me - o planeta em perigo, em que o autor, Ernest Snyder, aponta as crescentes agressões do homem ao meio ambiente e, numa projeção futura, já que a edição brasileira é de 1978, previa para o anos 2000 as catástrofes que hoje vivenciamos como o perigo da radioatividade, dos venenos que ingerimos com os alimentos através dos pesticidas, da violência no trânsito e da poluição atmosférica, entre outras.

Também estarão em exposição obras como A luta de cada um e O empate contra Chico Mendes, do escritor Márcio Souza, que descreve a luta do líder acreano, sindicalista e ativista ambiental, que defendia os direitos dos povos da floresta para evitar o desmatamento de dez mil hectares de selva no Acre e que morreu assassinado por suas convicções.

Dentro dessa ótica, temos um clássico da literatura infanto-juvenil, “O menino do dedo verde”, do escritor francês Maurice Druon, uma fábula que trata pela primeira vez de questões sobre o tema Ecologia com muito lirismo, numa mensagem de amor e respeito à natureza; também estará na mostra Animais Mais Mais, um livro que envolve música, poesia do biólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Paulo Robson de Souza, em parceria com os alunos de uma escola de Campo Grande.

Exposições Literárias da Biblioteca Pública Estadual
O objetivo do projeto é divulgar a biblioteca com o propósito de dar visibilidade às obras que compõem o seu acervo, possibilitando a captação de novos usuários, estimulando assim o incentivo à leitura e à formação de novos leitores.

Os serviços oferecidos por uma biblioteca partem das necessidades básicas de fomentar o reconhecimento da população à oportunidade que lhes é oferecida em um espaço onde se preservam livros, informação, cultura e história. E por entender o acesso à leitura como um processo de transformação social e cultural, a biblioteca “Dr. Isaias Paim”, por meio de sua exposição literária, que acontece mensalmente, destaca obras de seu acervo contemplando temáticas pré-estabelecidas.

Serviço

A Exposição Literária “Verde é Vida” fica aberta na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim até o início de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A Biblioteca fica no 2º andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Outras informações podem ser feitas através dos telefones 3316-9161/9175/9177.
Rota do Pantanal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Cidade
Parque das Nações deve reabrir dia 9 de outubro
Cidade
Procon suspende atividades de Auto Escola
Cidade
Anatel pode impedir ligações de telemarketing indesejadas no MS
Polícia
Vídeo: Oficial da Marinha morre afogado após gritar: "Eu já tenho a salvação!”