Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Cultura

Exposições de Artes Plásticas e Fotografia homenageiam MS e os 237 anos de Corumbá

21 agosto 2015 - 09h46Via Notícias MS

O olhar que amplia a visão por meio da fotografia e o reflexo do artista que, através do jogo das cores e traços, produz obras que revelam a alma sul-mato-grossense marcam presença no Festival América do Sul Pantanal. As exposições  “A Divisão do Estado” de Humberto Espíndola,  “Corumbá, Sua História, Sua gente…” de Roberto Higa,  “Minha Terra Querida” e “Casarios do Porto”, um coletivo de fotógrafos de Corumbá organizados pelo SESC, vão aguçar a imaginação e resgatar a memória daqueles que por lá forem prestigiar o trabalho destes artistas e profissionais. As exposições serão abertas daqui a pouco para visitação no SESC, na rua Domingos Sahib, 570.

Humberto Espíndola expõe oito telas que retratam um pouco da história e cultura sul-mato-grossense. Foram pintadas em 1978 e revelam uma peculiaridade do Estado – a “Bovinocultura”. Para o artista, em seus quadros há uma crítica e ao mesmo tempo explicação, destacando que a mostra é de fácil entendimento, o que desperta o interesse de um público diferenciado. Expostas pela primeira em Corumbá, as obras do Humberto Espíndola pertencem ao Governo do Estado no acervo de obras do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul.

Já Roberto Higa, um repórter fotográfico com 47 anos de profissão, que já registrou por meio das lentes momentos históricos no Estado,  participa do FASP  com a exposição “Sua história, sua gente…”, que resgata acontecimentos dos últimos cinquenta anos de Corumbá. São aproximadamente 200 fotos que contam a história de Corumbá a partir da década de 70 e suas respectivas alterações que refletiram em uma nova paisagem cultural, econômica, política e urbana do município.

A Mostra é uma oportunidade para estudantes, universitários e jovens moradores do município conhecerem as principais partes da história da Cidade Branca,  servindo com uma ferramenta de aprendizado e pesquisa. As exposições “Corumbá Minha Terra Querida”, de fotos e “Casarios do Porto”, organizadas pelo SESC  também homenageiam os 237 anos da Cidade Branca, comemorados dia 21 de setembro.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Domingo tem violada e festa dos discos em Campo Grande
Cultura
Domingo tem violada e festa dos discos em Campo Grande
Peter Greene tinha 60 anos
Cultura
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York
Ana Paula Valadão se apresenta com repertório natalino
Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina
Adriel Santos, é percussionista, baterista e engenheiro de áudio autodidata
Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'
Lobão é um dos confirmados para o evento
Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro
Neste sábado, o clima de Natal toma conta de Campo Grande
Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado
Evento acontecerá a partir das 16h
Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão
Foto: Daniel Reino/Setesc
Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025
As propostas poderão ser enviadas até 7h44 do dia 18 de dezembro de 2025
Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital
Sidney Magal
Cultura
Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí