Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Cultura

Flores, bichos e leveza: mostra celebra obra de Galvão Pretto em Campo Grande

Evento gratuito na Casa de Ensaio celebra o legado do artista com mais de 40 obras

29 abril 2025 - 18h12Carla Andréa
Dr Canela

A delicadeza de flores do cerrado e a força simbólica dos bichos do Pantanal se encontram na mostra “Flores e Bichos: A Leveza na Arte de Galvão Pretto”, que homenageia o legado do artista plástico carioca radicado em Mato Grosso do Sul.

A exposição foi inaugurada na última segunda-feira (29), na Casa de Ensaio, localizada na Rua Visconde de Taunay, 203, em Campo Grande, e pode ser visitada gratuitamente até o dia 20 de junho.

A abertura contou com uma apresentação de afrojazz comandada pelo percussionista Jorge Aluvaiá.

Idealizada pela psicóloga e professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Jacy Curado, que foi companheira de Galvão por mais de duas décadas, a mostra reúne mais de 40 obras que revelam a maturidade artística do criador e sua conexão profunda com a natureza sul-mato-grossense.

Entre pinturas, desenhos e esculturas com técnicas próprias, a exposição propõe um mergulho sensível no universo estético de Galvão Pretto, morto em janeiro de 2023, vítima de um câncer. 

“A mostra apresenta uma das fases mais leves da produção do Galvão, em que ele já estava totalmente enraizado como sul-mato-grossense”, explicou a curadora Ilva Canale.

Natural do Méier, bairro da zona norte do Rio de Janeiro com fortes raízes ferroviárias como Campo Grande, Galvão nasceu em 1954, mesmo ano da inauguração do Cine Imperator – hoje Centro Cultural João Nogueira.

Formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ele ganhou seu primeiro prêmio em um salão de arte em Petrópolis, antes de se estabelecer em Campo Grande, em 1999, onde passou a maior parte da vida adulta.

“A obra de arte nunca morre. Eu me vejo como a fiel depositária do acervo dele e tenho a obrigação de fazê-lo circular”, afirmou Jacy Curado.

Segundo ela, muitas das obras expostas foram produzidas em períodos difíceis, como a pandemia ou fases de tratamento de saúde. “Ele fez desses momentos algo leve, como quando passou a produzir peças de tecido, como os cachorrinhos, em vez de pintar. É essa leveza que queremos compartilhar.”

A montagem da mostra ficou a cargo do cenógrafo Haroldo Garay, amigo do artista. Inspirado pelo humor e espontaneidade de Galvão, Garay aposta em uma expografia lúdica. “Vamos colocar os animais no chão, como se estivessem na lagoa ou no mato. É um jeito de tornar a mostra acessível, principalmente para as crianças – e para a criança que existe nos adultos”, disse.

Para a galerista Celeste Curado, cunhada do artista, a mostra também celebra um novo espaço de circulação da arte local: a reinauguração da Galeria Lúcia Barbosa Martins, dentro da Casa de Ensaio. 

A exposição é a primeira dedicada exclusivamente à obra do artista após sua morte. Mas, como destaca Jacy, deve ser apenas a primeira de muitas. 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Dr Canela
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ana Paula Valadão se apresenta com repertório natalino
Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina
Adriel Santos, é percussionista, baterista e engenheiro de áudio autodidata
Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'
Lobão é um dos confirmados para o evento
Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro
Neste sábado, o clima de Natal toma conta de Campo Grande
Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado
Evento acontecerá a partir das 16h
Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão
Foto: Daniel Reino/Setesc
Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025
As propostas poderão ser enviadas até 7h44 do dia 18 de dezembro de 2025
Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital
Sidney Magal
Cultura
Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande
Cultura
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande
Ainda dá tempo: Burger Fest com receitas exclusivas encerra neste fim de semana
Cultura
Ainda dá tempo: Burger Fest com receitas exclusivas encerra neste fim de semana

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira