Tema do Simpósio deste ano, o diálogo entre cultura e educação favorece e capilariza práticas e integra novos conhecimentos ao desenvolvimento das ações de educação patrimonial no estado, reunindo propostas de educadores, arte-educadores, acadêmicos de história, arquitetura e turismo, entre tantos outros profissionais de diferentes segmentos.
A abertura acontece às 8h30 com a apresentação cultural de Syrlene Maria, cantora de música popular e religiosa e em seguida acontece a primeira palestra do dia. Salma Saddi Waress de Paiva, superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Goiás, apresenta um recorte do Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido no estado.
Na sequência Norma Aparecida Dáris Ribeiro, superintendente do Iphan de MS, irá proferir a palestra “As ações do Iphan quanto à educação patrimonial”. Encerrando as atividades matutinas acontece a palestra “Identificação e Catalogação de Acervos Fotográficos de Escolas”, apresentada por Alexandre do Prado Sogabe, mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e gestor de Artes e Cultura do Museu da Imagem e do Som.
No turno vespertino as atividades recomeçam com a palestra “As Festas Culturais e Religiosas de Mato Grosso do Sul”, ministrada pela presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Helènemarie Dias Fernandes, turismóloga e mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Após o intervalo a arquiteta Maria Margareth Escolar Ribas Lima, doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp / Anhanguera, apresenta sua pesquisa de mestrado: “Os ciclos econômicos e a produção arquitetônica em Porto Murtinho”.
Educação Patrimonial
O Simpósio Estadual de Educação Patrimonial é somente uma dentre várias ações desenvolvidas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul cujo objetivo é apresentar os traços multiculturais do estado e conscientizar sobre a preservação do patrimônio, seja material ou imaterial.
A educação patrimonial consiste num processo permanente e sistemático de proteção ao patrimônio estadual. As ações educativas fazem parte de um amplo projeto permanente e sistemático da Fundação de Cultura desenvolvido em parceria com o Iphan/MS desde 2009.
Serviço
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. O material será distribuído gratuitamente e o simpósio aberto a todos os interessados na área de patrimônio: acadêmicos, professores e pesquisadores. As vagas são limitadas.
O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural pelo telefone 3316-9164.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Domingo tem violada e festa dos discos em Campo Grande

Cultura
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina

Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'

Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro

Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado

Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão

Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025

Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital

Cultura

(Foto: Acervo GPHC) 




