Menu
Menu
Busca quinta, 26 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Cultura

'Giovanni Improtta' remete à anarquia estética de 'Pulp fiction', diz Wilker

17 maio 2013 - 11h36Divulgação

O filme “Giovanni Improtta”, que entra em cartaz nesta sexta-feira (17), representa um elo entre uma novela das 21h (“Senhora do destino”), uma cultuada série americana (“Família Soprano”) e dois filmes idem (“Pulp fiction”, de Tarantino, e “Fargo”, dos irmãos Coen). Quem aponta as referências é o próprio diretor e protagonista, José Wilker. Em entrevista ao G1, ele diz: “Eu me lembrei um pouco de ‘A família Soprano’, um pouco da anarquia estética do ‘Pulp fiction’, da anarquia estética do ‘Fargo’”.

Nesta sua estreia como cineasta, Wilker conta a história de um personagem do folhetim de Aguinaldo Silva, exibido entre 2004 e 2005. Era um bicheiro – ou “contraventor”, na autodescrição. O diretor resume a nova proposta: “A gente está debochando desta P. aqui. Não é uma tese acadêmica, é uma diversão”.

Ele reconhece que “Giovanni Improtta” tem bastante violência, mas não no sentido de haver sangue excessivo ou assassinatos em sequência. “A gente podia fazer um filme que ficasse batendo na tecla da violência. E eu descobri que a violência maior não era a violência que você pode exibir no tiroteio”, aponta. “A dificuldade do Giovanni Improtta em ocupar espaço num clube de corruptos é enorme. Ele não é aceito. Isso é uma violência enorme, contada com muito senso de humor.”

Wilker aponta, por outro lado, que a premissa do longa antecede o próprio personagem. “Minha vontade era falar desse Rio de Janeiro novo, do ponto de vista físico, social, econômico, afetivo. Isso que me veio antes. Aí, eu queria ver como eu podia falar disso sem ser sisudo, carrancudo”, afirma. Assim veio a decisão de se "usar" Giovanni.

Na conversa, Wilker comenta por fim que acha positiva a aproximação entre cinema e TV. “O que está acontecendo, que acho interessante, é que de uns anos para cá passou a haver uma colaboração mais estreita de dois veículos que precisam colaborar um com o outro.”

Via G1

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação
Cultura
MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação
Evento acontecerá na na Igreja Católica da Comunidade São Luiz Gonzaga
Cultura
3ª Roda Nacional de Violeiros celebra Dia da Música Caipira com shows e gastronomia na Capital
My Chemical Romance em 2022
Cultura
My Chemical Romance confirma retorno ao Brasil em fevereiro de 2026
ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande
Cultura
ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande
Festival de dança continua em Campo Grande
Cultura
Festival de Dança tem apresentações neste domingo em Campo Grande
Banho de São João
Cultura
"Não é só festa, é renovação de promessas", diz antropólogo sobre Banho de São João
Prepare o chapéu de palha, a roupa caipira e celebre a tradição junina
Cultura
Assembleia Legislativa realiza 3º 'Arraiá' com ações solidárias
Antenas podem ser substituídas
Cultura
Em MS, 41 mil famílias garantiram nova parabólica digital
João Gomes
Cultura
João Gomes é atração confirmada do MS ao Vivo em julho
Festival será realizado no Teatro Glauce Rocha
Cultura
Festival Internacional de Dança de MS começa nesta quarta-feira

Mais Lidas

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Internacional
JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
JD1TV: Câmeras flagraram assassino queimando os corpos da esposa e da filha de 10 meses
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto
Polícia
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto