Para promover a cultura indígena e integrar as aldeias urbanas, a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, da Coordenadoria da Comunidade Indígena, promoveu o primeiro Concurso Miss e Mister Indígena da capital.
Nesta terça-feira (29), o prefeito Marquinhos Trad entregou o troféu aos vencedores e falou da importância de promover a cultura. “Hoje, estamos aqui entregando esta premiação, que é muito importante para resgatar e promover a cultura indígena dentro das aldeias urbanas”, afirmou.
Escolhido como mister indígena, Jean Antônio, 18 anos, da Aldeia Marçal de Souza, falou sobre a importância do evento para a promoção da cultura indígena. “Fiquei muito feliz por ter ganhado esse concurso e a importância dele é porque resgata a nossa cultura, que está muito desaparecida ultimamente. Além disso, apresenta a beleza indígena para as pessoas”, disse.
O cacique da Aldeia Marçal de Souza, Daniel da Silva, viu o evento com alegria e se disse satisfeito por ter um representante entre os escolhidos. “Levamos o mister, a Tainá, da comunidade vizinha, levou o miss. Vemos isso com muita importância, porque resgata a autoestima da nossa comunidade. Estamos na cidade, temos situações muito vulneráveis para nossos jovens, e eventos como este que a prefeitura está promovendo dá a oportunidade de manter nossa cultura e divulgar cada vez mais”, afirmou.
Já o cacique José Augusto Limbu, que representou a vencedora Tainá Fonseca, da Aldeia Urbana Estrela do Amanhã, afirmou ser necessário haver eventos como este para promover a cultura indígena. “Nós somos considerados urbanos, embora não deixemos de ser indígena e é muito importante falar da nossa cultura”, concluiu.
O concurso aconteceu no mês de dezembro e participaram três concorrentes para mister indígena e cinco para o miss indígena. O objetivo do evento é promover e resgatar a cultura indígena. Participaram do evento as aldeias Marçal de Sousa, Estrela do Amanhã, Água Funda e Santa Mônica.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Bell Éter sobe ao palco do Sesc com show "Grandes Vozes"

Feirinha Casa Hub antecipa feriado com cultura e música em Campo Grande

Com alcance internacional, Festival Curta Campo Grande abre inscrições para a 3ª edição nesta sexta

Banheiros "por sexo biológico" em Campo Grande ganha destaque nacional e tem precedentes judiciais

Com ingressos quase esgotados, Manieri entra na contagem regressiva em Campo Grande

Com 6 milhões de seguidores, DJ Bárbara Labres é atração em show em MS

Revoada Cultural leva programação gratuita ao centro de Campo Grande

Sábado tem teatro, rock, música erudita e espetáculo infantil em Campo Grande

Sesc Teatro Prosa celebra Dia Internacional da Dança com três espetáculos gratuitos na Capital


“Importante para resgatar e promover a cultura indígena”, destacou o prefeito ao entregar os troféus (Reprodução/Internet)



